22.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Diversidade ainda é desafio no mercado de trabalho

Cláudia Teixeira é médica do trabalho e palestrante em comportamento no mundo corporativo e gestão de carreiras. 

Diversidade significa variedade, pluralidade e multiplicidade. O debate sobre a diversidade vem ganhando cada vez mais relevância na nossa sociedade. No mercado de trabalho, no entanto, implementar uma estratégia ou até mesmo um projeto para a ampliar e valorizar a diversidade ainda é um desafio.

Mas, por que isso ainda acontece? Primeiramente é preciso considerar que a diversidade engloba múltiplas dimensões, por isso o tema vai além da contratação de minorias e múltiplos perfis. A diversidade envolve dimensões primárias, secundárias e organizacionais. Muito se fala sobre a diversidade primária e sua importância nas organizações, mas as outras dimensões também precisam ser consideradas.

Na dimensão primária são consideradas as características inatas, que trazemos desde o nascimento como etnia, gênero, raça, orientação sexual, regionalismo e idade. Associar o conceito de diversidade às dimensões primárias do tema foram e continuam sendo essenciais para fomentar o debate nas organizações e garantir a inclusão desses públicos. Contudo, as outras dimensões também precisam entrar em cena em algum momento para completar o ciclo e transformar uma empresa em uma organização genuinamente diversa. A diversidade não pode ser apenas um conceito. Não deve ser apenas uma bandeira ou um programa de recrutamento que ocorrerá de tempos em tempos. As organizações precisam abrir a mente para o debate sobre as dimensões secundárias da diversidade, ou seja, aquelas que envolvem outras características como o acesso à educação, fé, crenças, valores, classe social, bandeiras político-partidárias, modo de pensar; e também as dimensões organizacionais que contemplem o olhar sobre as características relacionadas às características adquiridas em função do trabalho como formação acadêmica, especializações, experiências profissionais ao longo da vida e níveis hierárquicos já ocupados.

E qual a importância disso tudo? Bem, abordar a diversidade nas organizações e aprofundar um pouco mais sobre o tema é essencial e benéfico para todos que fazem parte da organização, incluindo seus clientes. Para se enxergar a importância disso basta lembrar que a maioria das pessoas passa cerca de ? ou mais do seu dia no local de trabalho. Considerando, ainda, as horas de sono essenciais para a população adulta, restam menos de 10 horas por dia para que você possa frequentar outros espaços e ter a oportunidade de conviver com outros perfis diferentes do seu núcleo familiar e de amigos.

Sendo assim, é possível afirmar que a diversidade nas organizações vai nos ajudar, enquanto sociedade, a alcançar a diversidade de uma forma genuína e real. Pensar a diversidade para as organizações impacta diretamente no projeto coletivo de inclusão e de diminuição das desigualdades.

Autora:

Júnia Brasil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio