Fim de tarde, com frio e garoa, Chico e Bento encontraram-se no bar do Mixirica. Amigos desde o Colégio, o papo teve início com temas escolares.
- Aprendi muita coisa que nunca usei. Tirei nota baixa em Geografia por não saber os afluentes do rio Amazonas e as serras do Maciço Central*. Qual é a utilidade disso? Só serve para o professor de Geografia ferrar aluno na prova. E trigonometria? Quem usa esse troço? – perguntou Bento.
- Calma lá. Trigonometria é fundamental para jogar Sinuca. Mas concordo com você. Também aprendi coisas que nunca usei. Você queria conversar comigo e disse que era urgente. O que é que está rolando? – perguntou Chico.
- Você namorou, noivou, casou e eu vivo só. Sua vida é puro romance. Você é meu ídolo! Preciso de umas aulas sobre relacionamentos. Não quero morrer solteiro.
- Romance? Só se for de terror, do Stephen King. A Teca ferrou minha vida. Controla até meu tempo no chuveiro. Tive de inventar consulta para vir aqui. Sorte que o Doutor Zinho me deu atestado.
- A Teca sempre foi tão legal. O que aconteceu?
- A gente se casou, oras! Ela parece arqueóloga, fuçando meu passado. Vivo pensando em como me livrar dela. Já cogitei até assassino de aluguel. Mas tem de parecer acidente, ou fico fora da herança. Só bebo cerveja sem álcool para chegar em casa com bafo. Você nem imagina como você é sortudo!
Mixirica, sensitivo que ouve até o que as pessoas não dizem, apresentou um cliente aos amigos. É o Gonzalo Prado lava dinheiro para o Crime Organizado e diz ter como resolver os problemas dos três. O Crime tem quase um bilhão de dólares ocultos e ele sabe como aliviar 60 milhões sem ninguém notar, mas precisa de ajuda para o golpe.
- Você quer nos transformar em ladrões?
- Não é ladrão quem rouba ladrão. São 20 milhões cada e uns trocados para o Mixirica. Vocês fogem para o exterior, arrumam namoradas e vivem bem. Eu largo esse emprego maldito e me mando para o Caribe com a minha peguete.
- Como posso arrumar peguetes? – perguntou o interessado Bento.
- Sustento uma após a segunda esposa fugir com meu sócio, se bem que tem homem com peguete que continua casado. Jornada dupla!
O trio se encontrou várias vezes para acertar detalhes. Gonzalo Prado fez um croqui e explicou o plano em detalhes para Chico e Bento, que começaram a ensaiar.
- Chico, acho que podemos encerrar o treinamento. Já sabemos tudo!
- Só a prática leva à perfeição, amigo. Exceto na Roleta Russa.
Num fim de tarde, com frio e garoa, Chico e Bento fizeram o serviço e foram para o sítio do Gonzalo, sem saber que Teca e Diva, a peguete, instalaram aplicativo de monitoramento em tempo real nos celulares deles. Elas se conheceram na Delegacia, quando faziam o B.O. A Polícia, que não teve trabalho para surpreender os três meliantes no sítio, bebendo e comemorando o sucesso.
Diva e Teca encontraram os dólares no porta-malas. Deram 10 milhões para acalmar os policiais e dividiram o restante. Fizeram plástica, Botox, Aplique e compraram roupas de grife. O trio pegou 8 anos de cadeia, Gonzalo Prado e Bento em regime fechado, sem direito à visita íntima. Chico, que queria se livrar da esposa, pegou prisão domiciliar. Teca exigiu que a tornozeleira fosse ajustada para os limites da Edícula e todo o dia tortura o marido. Depois, sai com Diva, agora melhores amigas. Curtem a vida no Bingo, balada, bares e outras farras. Para as duas, o crime deles compensou.
Chico violou a tornozeleira para ser transferido para a penitenciária, ambiente bem mais tranquilo. Os três fazem cursos on line para abater o tempo da pena. Gonzalo Prado faz Direito, Chico Política e Bento Geografia: Afluentes do Amazonas, Serras do Maciço Central, Regime Pluvial dos EUA, Clima do Japão e outras inutilidades.
Beneficiados por indulto, num fim de tarde, com frio e garoa, os três se encontraram no bar do Mixirica, onde tudo começou. O novo plano é bem mais audacioso, porém legal: eleger Mixirica para o Senado, propor lei obrigando a disciplina Relacionamentos no Colégio e aplicar golpes financeiros sob a proteção do Foro Privilegiado. Muito mais rentável e seguro.
Mixirica gostou da ideia de se tornar Senador e nem cobrou pela bebida. Naquela tarde fria e com garoa, os quatro amigos sonham com o futuro: Mixirica Senador, Gonzalo e Chico seus assessores e Bento lecionando Geografia para ferrar os alunos nas provas, cobrando conteúdos que nunca irão usar. Vida que segue.
(*) Homenagem à profa. Daisy, so Ascendino, que me fez decorar isso. Nunca usei. KKK.



A gente aprende coisa que talvez nunca use, mas é o “aprender” que está sendo ensinado.