O Clube de Permuta realizou, nesta quinta-feira (22), a primeira edição de 2026 do Negócio Gastrô, no restaurante Entre Vinhos, no Recife, em Boa Viagem. O evento reuniu associados e convidados em um almoço estratégico voltado à troca de know-how, fortalecimento de conexões e geração de novas oportunidades de negócios por meio de permutas multilaterais.
Gilberto Freyre Neto foi o anfitrião doencontro, que marcou a abertura da programação anual do Clube e promoveu diálogos qualificados entre empresários, que compartilharam experiências, alinharam interesses e discutiram estratégias para maximizar resultados em um ambiente informal e colaborativo.
Além do networking e das negociações, um dos temas que ganhou destaque foi a importância da retenção de talentos no atual cenário empresarial. Durante as conversas à mesa, os participantes ressaltaram que manter equipes engajadas e qualificadas é hoje um dos principais diferenciais competitivos das empresas, impactando diretamente produtividade, inovação e crescimento sustentável.
Entre os pontos debatidos estiveram a valorização do capital humano, a construção de ambientes de trabalho mais colaborativos, políticas de reconhecimento e o papel da liderança na motivação e no desenvolvimento profissional. Para os associados e convidados, investir em pessoas é tão estratégico quanto investir em novos mercados ou tecnologias.
Fábio Lira, da empresa Art Engenharia e Com Forma Engenharia, participou como convidado do evento e reconhece a dificuldade da retenção de talentos na construção civil. “Na nossa empresa, nós não trabalhamos com mão de obra terceirizada. Todos os nossos funcionários são carteira assinada. É algo que a gente preza, pois procuramos capacitar e fidelizar todos que estão conosco”, afirma.
A arquiteta Rebecca Fiuza, associada do Clube de Permuta, também sofre com a dificuldade e rotatividade na construção civil. “A mão de obra está cada vez mais difícil, mas é um assunto que é fundamental, principalmente para ter a qualidade na entrega e finalização do projeto”, assegura.
A programação do Negócio Gastrô continua nesta sexta-feira (23), com mais uma edição na Entre Vinhos, novamente sob a anfitrionia de Gilberto Freyre Neto. “Ao longo de 2026, o Clube de Permuta realizará encontros mensais, ampliando continuamente o relacionamento, aprendizado e geração de negócios entre empresários. Teremos uma série de atividades no calendário cujo objetivo principal é integrar os associados dentro das dinâmicas do Clube de Permuta”, reforça Gilberto.
O encontro desta sexta-feira reunirá novos associados e convidados para mais uma rodada de networking, troca de experiências e ampliação de oportunidades de negócios dentro do ecossistema do Clube de Permuta. “O Clube de Permuta é uma plataforma de relacionamento que gera negócio. A gente compra o que precisa pagando com o que tem e o Recife tem um potencial fantástico principalmente pelo tamanho do mercado, visão de mercado dos associados e dos empresários locais”, avalia Betinho Costa, sócio do Clube de Permuta.
Outras informações: https://www.instagram.com/clubedepermuta/
https://sitenovo.clubedepermuta.com.br




Autora:
Rachel Motta


