Álbum “Jobim-Modugno” chega às plataformas dia 23 de janeiro
Ouça o álbum: https://orcd.co/jobimemodugno
Promover um diálogo musical entre os compositores Antônio Carlos Jobim e Domenico Modugno – referências fundamentais das músicas italiana e brasileira -, tendo como intérpretes Celso Fonseca e Tony Canto, artistas diretamente influenciados por Jobim e Modugno.
Esse é o mote de “Jobim-Modugno”, álbum no qual os músicos, cantores e compositores Celso Fonseca e Tony Canto celebram clássicos dos compositores em versões ora originais, ora bilíngues. Gravado no estúdio da gravadora Biscoito Fino (RJ), o projeto foi idealizado pelo produtor italiano Max De Tomassi.
O italiano Tony Canto já havia lançado dois álbuns com harmonias e ritmos inspirados na música brasileira, com melodias tipicamente italianas. “Casa do Canto”, seu disco mais recente (gravado no Rio de Janeiro), traz um dueto com Celso Fonseca em “Parlami d’amore Mariu'”, clássico de 1932. Celso Fonseca, ele próprio autor de “Slow Motion Bossa Nova” (em parceria com Ronaldo Bastos), bossa influenciada por Jobim, também é admirador da música italiana, chegando a fazer uma leitura tipicamente brasileira para “La piu’ bella del mondo”.
Para o carioca Celso Fonseca, o projeto caiu como uma luva: “Foi com grande alegria que recebi o convite para gravar o álbum ‘Jobim-Modugno’ com Tony Canto. Jobim é um dos meus compositores favoritos de todos os tempos, e Modugno é um grande compositor. Só o fato de ter feito ‘Nel blu di pinto de blu’ já o teria credenciado para ocupar um lugar de grande importância no cancioneiro internacional, mas ele compôs outras maravilhas, feito que o coloca ao lado do Tom. Tony Canto, por sua vez, é um grande intérprete, além de um compositor excelente, mais do que qualificado para participar de um projeto como esse. Foi um grande prazer gravar esse álbum com ele”, pontua.
Para Tony Canto, Jobim e Modugno são como raízes de grandes árvores frutíferas. “Sempre fui fascinado pela grandeza do Tom Jobim, que foi um inventor, assim como Domenico Modugno. Para mim, Modugno foi um gênio que fez da tradição italiana uma obra musical imensa”, define Tony, que conheceu Celso em 2022, durante a gravação do álbum “Casa do Canto”. “Sou fã do Celso Fonseca há muito tempo, ele tem um jeito mágico. Tivemos uma parceria total no estúdio, artística e pessoal, gravando Jobim-Modugno: artística e pessoal.
O produtor Max De Tomassi destaca características que os dois compositores têm em comum: “Domenico Modugno e Antonio Carlos Jobim contribuíram fortemente na transformação na música de seus países: Modugno através de sucessos como ‘Nel blu dipinto di blu’, mais conhecida com o título de ‘Volare’, e Tom Jobim com a genial Bossa Nova, que revolucionou a música brasileira e ganhou apreciadores no mundo inteiro. ‘Volare’ e ‘Garota de Ipanema’ estão entre as músicas mais tocadas em todo mundo”.
Com apenas um ano de diferença – Jobim era de 1927 e Modugno de 1928 –, ambos nasceram no mês de janeiro e vieram a falecer em 1994, deixando um imenso legado de canções que atravessam gerações.
O álbum conta ainda com a participação da cantora Ana Vilela nos vocais de “Wave”, do gaitista Gabriel Grossi em “Fotografia”, e do cello de Jaques Morelenbaum em “Meravigliosono” e “Triste”.
Repertório:
GAROTA DE IPANEMA ANTONIO CARLOS JOBIM / VINICIUS DE MORAES / GIORGIO CALABRESE (VERSÃO)
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
NEL BLU DIPINTO DI BLU (VOANDO) FRANCO MIGLIACCI / DOMENICO MONDUGNO / RITA LEE (VERSÃO)
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
WAVE ANTONIO CARLOS JOBIM
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
Feat: ANA VILELA
MERAVIGLIOSO DOMENICO MODUGNO / RICCARDO PAZZAGLIA
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
MEDITAÇÃO ANTONIO CARLOS JOBIM / NEWTON MENDONÇA
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
VECCHIO FRACK DOMENICO MODUGNO / DOMENICO MODUGNO
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
FOTOGRAFIA ANTONIO CARLOS JOBIM
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
Feat: GABRIEL GROSSI
DIO COME TI AMO DOMENICO MODUGNO
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
O AMOR EM PAZ ANTONIO CARLOS JOBIM / VINICIUS DE MORAES
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
AMARA TERRA MIA DOMENICO MODUGNO / ENRICA BONACCORTI
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTO
TRISTE ANTONIO CARLOS JOBIM
Intérprete: CELSO FONSECA e TONY CANTO
TU SI NA COSA GRANDE ROBERTO GIGLI / DOMENICO MODUGNO
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY CANTOVIVO SONHANDO ANTONIO CARLOS JOBIM
Intérpretes: CELSO FONSECA e TONY
Autora:
Belinha Almendra


