Pesquisa do LinkedIn revela tendência de transição de carreira e XP Future surge como porta de entrada para quem busca novos rumos no mercado
Um levantamento do LinkedIn divulgado no ano passado apontou que 60% dos brasileiros em atuação profissional cogitam mudar de emprego nos primeiros meses de 2026. Deste total, 20% afirmaram já ter iniciado os primeiros passos rumo à transição de carreira no momento da pesquisa. Entre os principais motivos estão a busca por maior autossatisfação e bem-estar profissional, além da insegurança financeira na posição atual.
Esse movimento crescente encontra ecos no mercado financeiro, um setor em expansão e que demanda, cada vez mais, profissionais qualificados. É nesse contexto que surge o XP Future, programa criado em 2021 por uma das maiores instituições financeiras do país com o propósito de transformar vidas por meio da educação financeira, democratizando o acesso a investimentos de qualidade e capacitando novos talentos para atuar como assessores de investimentos.
A profissão, aliás, está em alta. Segundo relatório da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), são mais de 28 mil cadastrados na área — em 2023, eram 24,8 mil. Muito além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção, o profissional é o parceiro-chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio e planejar o seu futuro financeiro.
De engenheiro agrônomo para o setor financeiro
A possibilidade de ingressar em um processo de transição de carreira de forma estruturada, tendo o respaldo e know how de uma grande empresa na construção dessa trajetória é o diferencial de programas como o XP Future, que vão além da seleção de talentos.
Foi esse o caminho percorrido por Nassan Fagundes, 35 anos, que viu na mudança de profissão a chance de alcançar novos objetivos profissionais. Embora muito feliz e prosperando como engenheiro agrônomo, as oportunidades do mercado financeiro despertavam interesse. “Devorava livros, vídeos e podcasts de investimentos para aprender mais e investir melhor”, explica ele, que atua há três anos como assessor de investimentos em Santa Catarina e entrou na companhia por meio do XP Future.
O primeiro passo dessa nova jornada profissional se deu depois que um amigo o indicou para o programa da XP. Nassan lembra que a missão de democratizar o mercado por meio da educação financeira chamou a sua atenção. “Eu já pensava em uma transição de carreira, mas não imaginava que seria possível começar absolutamente do zero”, comenta.
De olho no futuro, ele pretende seguir carreira como bankeiro private, já conquistou a certificação CFP, muito valiosa para atender este perfil de clientes e está fazendo uma mentoria interna que o prepara para esta mudança. “A cultura meritocrática da XP é algo que sempre me identifiquei, pois o crescimento profissional só depende de você, do seu resultado e comprometimento, independentemente do seu tempo naquela função. Você tem objetivos claros para serem alcançados, e será reconhecido por isso”, explica
Oportunidades e formação de talentos
O caminho escolhido por Nassan também é a escolha de outras 1 mil pessoas, que assim como ele escolheram mudar de carreira e iniciar uma trajetória no mercado financeiro pelo XP Future.
Diferente dos processos seletivos tradicionais, o programa de formação de talentos oferece aos pré-selecionados uma trilha de desenvolvimento completa e gratuita, com aulas técnicas sobre mercado e produtos financeiros, suporte direto das lideranças da XP, formação comercial e imersão na cultura e nos valores da companhia.
Renato Sarreta, líder regional da XP no Sul, explica que a experiência prévia no mercado financeiro não é necessária. “Procuramos pessoas obstinadas”, diz. “A carreira de assessor de investimentos está em ascensão, e nossa missão é fomentar o crescimento da atividade no Brasil. Por isso, investimos na formação de novos profissionais e na captação dos melhores do mercado”, complementa.
Sobre a XP
A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Desde então, o Grupo XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior. Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento. Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo. Saiba mais em www.xp.com.br
Autora:
Ana Paula Melo

