Modalidades de graduação e pós-graduação avançam em Santa Catarina, que coloca o estado como um dos principais polos de ensino no Sul do país
O início de um novo ano costuma ser o período em que muitos profissionais reavaliam sua trajetória e decidem investir na carreira, seja por meio de uma especialização, seja pela busca de uma formação superior. Esse movimento também dinamiza o setor educacional, e instituições de ensino de Santa Catarina já se preparam para receber alunos em 2026, com ofertas de cursos alinhados às demandas atuais e emergentes do mercado.
Crescimento do ensino superior em Santa Catarina
De acordo com a 15ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgada em 2025, cursos de graduação e pós-graduação mantêm uma trajetória de crescimento. Em 2023, o país registrou aproximadamente 9,98 milhões de estudantes matriculados nessas modalidades, o que representou um aumento de 5,6% em relação a 2022. A maior parte dessas matrículas está concentrada na rede privada, responsável por 79,3% do total de alunos no país, evidenciando o papel central desse segmento na ampliação do acesso ao ensino superior.
Em Santa Catarina, o cenário acompanha a tendência nacional. O estado contabilizou cerca de 464 mil estudantes matriculados no ensino superior em 2023, consolidando-se como um dos principais polos educacionais da Região Sul. Outro dado relevante é que 87% das matrículas em Santa Catarina estão em instituições privadas, índice superior à média nacional. Esse desempenho é observado nas instituições de ensino. Com uma trajetória de 25 anos, o Centro Universitário Unicesusc, por exemplo, percebe um movimento na procura pelos cursos. “A educação segue como um vetor essencial de transformação, capaz de construir trajetórias sólidas baseadas no conhecimento”, avalia o professor e reitor Maurício Pereira Gomes.
Essas projeções reforçam um ambiente favorável para quem pretende iniciar uma graduação ou buscar uma nova qualificação. Para auxiliar quem está em dúvida sobre qual caminho seguir, listamos abaixo cinco áreas em ascensão em 2026, acompanhando tendências de mercado e transformações econômicas no estado.
1. UX Design
O curso de UX Design (User Experience Design) prepara profissionais para projetar experiências digitais centradas nas pessoas, integrando conhecimentos de design, pesquisa, tecnologia e negócios na criação de produtos e serviços eficientes e acessíveis, que geram valor para usuários e organizações. Em um mundo em que o digital estrutura atividades centrais da vida contemporânea, o UX Design se consolida como área estratégica para empresas de diferentes setores da economia. De acordo com o coordenador do curso de UX Design do Unicesusc, Rafael Garcia Motta, a formação responde às transformações da sociedade e às exigências do mercado. “A área de UX está em franca expansão e vem redefinindo a forma como as organizações concebem produtos, serviços e estratégias de interação em canais físicos e digitais. Nesse cenário, o objetivo é formar profissionais capazes de atuar ao longo da cadeia de valor da experiência do usuário”, afirma.
2. Gestão de Negócios Imobiliários
Com a forte expansão imobiliária na Grande Florianópolis, em Balneário Camboriú e em outras cidades do litoral, cresce também a demanda por profissionais cada vez mais qualificados para atuar na gestão, administração e comercialização de empreendimentos. Atento a esse movimento, instituições de ensino Unicesusc têm investido em cursos como o de Gestão de Negócios Imobiliários, fundamental para quem deseja ingressar no setor ou se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A oferta na modalidade EAD amplia o acesso à formação para estudantes de qualquer região do país.
Dados da consultoria nacional Brain Inteligência Estratégica reforçam a importância da educação e do conhecimento como fatores de impulso para o segmento. Segundo a empresa, a região sul apresenta uma intenção de compra de imóveis superior à média nacional. Em pesquisa realizada no terceiro trimestre de 2025, 48% dos brasileiros afirmaram ter o desejo de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses, enquanto no Sul esse índice chegou a 56%. O crescimento expressivo do setor também impulsiona a criação de pós-graduação. Um exemplo é o curso desenvolvido em parceria entre o Unicesusc e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci/SC.
3. Desenvolvimento de Sistemas
Com empresas de tecnologia em expansão no estado, incluindo polos em Florianópolis, Blumenau e Joinville, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais preparados para criar softwares, aplicativos, plataformas digitais e soluções baseadas na nuvem. O aluno aprende lógica de programação, arquitetura de sistemas, segurança da informação e ferramentas de desenvolvimento.
4. Arquitetura e Urbanismo
O setor imobiliário aquecido abre oportunidades não apenas para gestores, mas também para profissionais que projetam, executam e acompanham empreendimentos e obras. De acordo com o arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unicesusc, Pery Segala, o curso segue em ascensão, com demanda tanto para projetos residenciais e comerciais quanto para planejamento urbano, sustentabilidade e Retrofit. “É uma área que une criatividade, técnica e visão estética, com atuação cada vez mais multidisciplinar, especialmente pelas novas metodologias e ferramentas disponíveis no mercado”, diz o professor, referindo-se à habilidades com o BIM (modelagem da informação na construção) e a inteligência artificial.
5. Ciência de Dados
A Ciência de Dados é uma das áreas mais procuradas do mercado global por preparar o profissional a coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados que o apoiarão nas decisões estratégicas das empresas. O curso envolve estatística, programação, modelagem preditiva e fundamentos de inteligência artificial, habilidades essenciais para setores como tecnologia, saúde, varejo, logística e finanças.
A inteligência artificial como eixo transversal dos cursos
Independentemente da área escolhida, a inteligência artificial estará cada vez mais presente nas formações em 2026, razão pela qual, instituições de ensino têm incorporado conteúdos de IA em seus cursos. Além da IA, outra importante competência aplicada pelas é o Raciocínio Lógico. “Entendemos ser essencial essas habilidades, pois elas ajudam a resolver problemas complexos, programar, analisar dados e tomar decisões assertivas em qualquer contexto profissional”, justifica o reitor do Unicesusc, Mauricio.
Autora:
Ana Paula Melo

