Com mais de 180 unidades móveis criadas, mais de 5 milhões de pessoas atendidas e presença em 73 cidades brasileiras, a Kure amplia o legado da Fleximedical com atuação em bem-estar, saúde, educação, habitação e meio ambiente
A arquiteta hospitalar Iseli Yoshimoto Reis construiu sua carreira no planejamento de espaços médicos e, por mais de uma década, atuou na área de projetos da Fleximedical, empresa fundada em 2005 por seu primo, o médico Roberto Kikawa. Em 2018, a trajetória mudou de forma repentina: após o assassinato de Kikawa em um assalto em São Paulo, Iseli foi chamada a assumir a liderança da companhia. “Não sabia nada além do operacional, mas me provei em assumir essa missão”, relembra.
Sem experiência em gestão, buscou mentorias e capacitação para conduzir a empresa em uma nova fase. Sob sua direção, a Fleximedical deixou de depender de um único cliente e se abriu aos mercados B2B e B2G, ampliando a carteira de contratos, em sua maioria ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, o modelo de levar hospitais móveis a regiões isoladas tornou-se essencial, confirmando a relevância da proposta original de Roberto Kikawa e a capacidade de expansão sob a gestão de Iseli.
Os resultados demonstram essa transformação: em duas décadas, a empresa já desenvolveu mais de 180 unidades móveis, entre carretas, caminhões, ônibus, contêineres e cabines de telemedicina, que atenderam mais de 5 milhões de pessoas em 73 cidades brasileiras. Entre os projetos recentes, destacam-se as operações emergenciais, como o apoio às vítimas da catástrofe em São Sebastião (2023) e das enchentes no Rio Grande do Sul (2024).
Em 2024, a evolução estratégica ganhou novo nome e identidade: nasceu a Kure, marca que amplia a atuação para além da saúde e incorpora áreas como educação, habitação, saneamento e segurança alimentar. “Meu maior aprendizado foi entender que propósito é o que sustenta a gestão. Não se trata apenas de expandir negócios, mas de transformar realidades e garantir dignidade às pessoas. Para os próximos anos, nossa expectativa é ampliar a atuação da Kure em áreas como educação, habitação e meio ambiente, fortalecendo o compromisso de levar soluções acessíveis e sustentáveis a comunidades em situação de vulnerabilidade”, finaliza Iseli.
Marcos da carreira de Iseli Yoshimoto Reis
- 2005 – O primo Roberto Kikawa funda a Fleximedical, incubada no Cietec da USP.
- 2007 – Empresa inicia produção de unidades móveis de saúde.
- 2009 – Fleximedical recebe o Prêmio Finep de Tecnologia Social.
- 2018 – Após o assassinato de Kikawa, Iseli assume a liderança da empresa.
- 2020–2021 – Durante a pandemia, empresa cresce 27% e passa a operar 90 veículos adaptados.
- 2021 – Fleximedical entra no ranking Exame Negócios em Expansão.
- 2022 – Faturamento chega a R$ 13 milhões, com 30% vindo das cabines de telemedicina.
- 2023 – Atuação em resposta à catástrofe em São Sebastião (SP).
- 2024 – Lançamento da marca Kure, ampliando atuação para educação, habitação e saneamento.
- 2025 – Lidera projeto da Carreta Saúde da Mulher em parceria com a Volkswagen e o governo do Paraná.
SOBRE ISELI YOSHIMOTO REIS:
Iseli Yoshimoto Reis é CEO e fundadora da Fleximedical/Kure, com formação em Arquitetura. Após 11 anos atuando na área operacional e de projetos, assumiu a liderança da empresa em 2018, após a perda trágica de seu primo, o médico Roberto Kikawa.
Desde então, conduziu um processo de gestão que ampliou a atuação da companhia, abrindo-a para os mercados B2B e B2G. Hoje, lidera a Kure, nova marca que expande o legado de 20 anos em soluções móveis e customizadas para além da saúde, alcançando também áreas como educação e habitação, sempre com foco em impacto social e transformação de realidades.
SOBRE A FLEXIMEDICAL – KURE:
A Fleximedical surgiu em 2005, incubada no Cietec da USP (FAPESP – PIPE I e PIPE II). Dois anos depois, foi lançado o primeiro projeto de atendimento móvel: a Carreta da Saúde. Em 2009, a empresa recebeu o Prêmio Finep de Tecnologia Social, reconhecimento nacional de sua contribuição à área.
Ao longo dos anos, a empresa passou por acelerações, inovações e recebeu diversas premiações. Em 2023, participou da Ação contra a Catástrofe em São Sebastião (SP) e, em 2024, lançou o Novo Conselho Deliberativo e novo Processo de Governança/ Enfrentamento de desastre climático no Rio Grande do Sul.
Com o lançamento recente, a Kure amplia seu portfólio com iniciativas em “assistência social”, “meio ambiente (saneamento básico, tratamento de água)”, educação (escolas itinerantes, capacitação profissional)” e “habitação”. Além disso, passa a se concentrar também em “segurança alimentar e nutricional”, “geração de renda e emprego”, “direitos humanos” e “cultura e lazer”.
O nome Kure é uma homenagem ao fundador Roberto Kikawa e também remete ao verbo “curar”. Seu logotipo traz uma cruz estilizada que representa conexão e transformação, enquanto as cores e tipografia se propõem a transmitir modernidade e acessibilidade.

