20.1 C
São Paulo
sábado, 20 de dezembro de 2025

Salmo Nove Um e o concurso de fotografia

Dois amigos religiosos, Bispos em seus Templos, encontraram-se na maternidade. Seus filhos nasceram no mesmo dia, no Hospital 9 de Julho, um menino no quarto 9 e uma menina no quarto 1. Para terem nomes bíblicos, abriram a Escritura em página aleatória, apontaram um verbete de olhos fechados e escolheram o primeiro nome que surgiu. Na Bíblia tem nomes lindos, tais como Tiago, Moisés, Madalena, Maria, Rute, Ester, Matheus, Lucas, mas a escolha recaiu em Parábola para a menina e Versículo para o menino.

As famílias são próximas, Parábola e Versículo cresceram juntos, casaram-se e  viveram em íntimo contato com a religião, frequentando o culto, lendo a Bíblia e assistindo programas religiosos na TV. Parábola não demorou a engravidar e o ultrassom indicou que uma menina estava a caminho: Selma, nome de uma avó.

O bebê nasceu em 9/1/91, às 9 horas e 1 minuto, no Hospital 9 de Julho, 9andar, quarto 1. O ultrassom os enganou e em vez de Selma, nasceu Salmo. Eram tantos 9 e 1 na família que o chamavam de Salmo Nove Um. Ele cresceu forte e gentil, porém lento nos estudos e preguiçoso. Compensa a falta dessas virtudes com carisma e esperteza. Ao contrário dos outros garotos, nunca gostou de futebol. Seu  passatempo é a fotografia. A duras penas, concluiu o ensino médio, foi aprovado no concurso público dos Correios e tornou-se Carteiro.

A combinação de força com esperteza o levou a impedir um assalto. Entregava cartas quando notou dois bandidos atacando um casal e a filha. Salmo espancou os delinquentes, mas levou um tiro e foi internado no Hospital 9 de Julho. A moça que ele salvou ficou ao seu lado o tempo todo, até o instante da alta. Salmo Nove Um e Novella se apaixonaram e casaram-se em seis meses.

Por influência de Novella, linda, gananciosa e semi piriguete, Salmo não vai mais ao culto e passa o tempo de folga tomando cerveja. Novella é secretária particular de um empresário bilionário, veste-se muito bem e está mais linda a cada dia. Sempre grata ao marido heroi da família, cobre-o de beijos e carinhos, mas só nos fins de semana. Nos dias úteis, chega sempre tarde e cansada. O trabalho a consome. Salmo Nove Um também chega cansado, bebe cerveja e dorme antes da esposa chegar.

O casal mora numa ampla casa, Novella dirige um carro elétrico chinês, os gêmeos ruivinhos estudam em colégio particular, todos têm roupas de grife e ótimo plano de saúde. Ela viaja muito a trabalho, às vezes em fins de semana, mas Salmo cuida muito bem das crianças e tenta ensinar-lhes a arte da fotografia. Ele já participou de diversos concursos, mas nunca ganhou sequer menção honrosa.

Por vários dias, tentou entregar um pacote, mas nunca tinha gente para receber. Os vizinhos disseram que os moradores mudaram-se às pressas, sem deixar endereço. Ao chegar em casa, em vez de tomar cerveja, Salmo Nove Um abriu o pacote: era um telescópio. Leu o manual, montou o aparelho, observou o ceu, acoplou a câmera digital e fez belos cliques da eclípse lunar. Postou as fotos em sites de Astronomia, no Instagram e inscreveu a melhor delas num concurso de astrofotografia. 

Há tempos que Versículo e Parábola se preocupam com o filho. Não sabem qual é o salário de Novella, mas o dele mal passa dos quatro mil reais. Como sustentar esse estilo de vida com o salário de Carteiro? Após verem no Instagram fotos de Novella com o chefe bilionário, alto, ruivo, muito parecido com seus netos, visitaram Salmo quando a nora viajou a trabalho. A avó ficou paparicando os gêmeos e o pai chamou Salmo num canto.

– Filho, quanto custa manter esta casa, o colégio, o plano de saúde e o carro da Novella?

– Não tenho a menor ideia. É o patrão que paga. São benefícios sociais.

– Novella e você são morenos e os gêmeos são ruivos, a cara do chefe dela.

– Deve ser por causa da convivência.

– Já passou pela sua cabeça que ela possa estar te traindo com o chefe?

– Pai, durmo com ela todas as noites, ela é maravilhosa e nos fins de semana rola muito prazer. Se pensar bem, o corno é ele!

Foi pelo correio que Salmo Nove Um soube que sua foto ficou em primeiro lugar no concurso e uma revista pagará uma nota pela exclusividade. Além disso, a foto terá lugar de destaque na exposição. 

Toda a família e o patrão de Novella compareceram à abertura da exposição. A foto do eclipse foi colocada no patamar mais alto, junto ao nome do autor: Salmo Nove Um. À direita, o segundo colocado é um enorme painel com dez mil fotos 2X2 e do outro lado, mil retratos 3X4 formam uma Instalação, a terceira colocada. Durante o coquetel houve uma explosão na cozinha do bufê, atrás do pódio. Parte do teto cedeu e as instalações caíram por terra, totalmente destruídas, mas a foto de Salmo Nove Um não sofreu um arranhãozinho sequer.

O Pai do fotógrafo pegou o microfone e proclamou o Salmo 91: “Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. Novella beijou o marido e naquela noite, não houve hora extra. Foram para casa e amaram-se muito. O patrão bilionário saiu de braços dados com a fotógrafa ganhadora do segundo prêmio. Meses depois nasceu o terceiro rebento do casal: outro ruivinho. Vida que segue.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle). Crônicas de humor toda sexta-feira, às 10h.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio