O cenário imobiliário de Santa Catarina tem sido impulsionado pela migração de renda do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pelo avanço da infraestrutura litorânea e pela solidez da indústria regional. Gestor de alta performance aponta cidades fora do eixo da alta exploração como Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis como novas fronteiras para duplicar o capital investido em 2026.
O trio Brusque, Porto Belo e Camboriú (o município, e não a vizinha Balneário) – em Santa Catarina – devem atravessar um período de valorização acelerada. A tese é defendida por Jordan Hang, líder de gestão de marketing e vendas no setor imobiliário para grandes incorporadoras e com extenso histórico no varejo. No comando do JH Group, ele gerencia lançamentos de alto volume. Neste e no próximo ano deve atingir em torno de 2bi em VGV sob a sua gestão.
Hang afirma que o investidor olha para o crescimento percentual e para o processo urbano que está em curso. “O investidor está cada vez mais cercado por dados para entender não somente as regiões em ascensão, bem como os tipos de projetos, buscando o crescimento percentual, e não o preço final do metro quadrado. A relação de exposição de capital versus retorno financeiro está mais evidente do que nunca. O capital muitas vezes busca onde o mercado ainda não precificou totalmente a mudança urbana. Em 2026, essas três cidades têm grande potencial para alavancar o retorno em um período mais curto”.
1. Brusque: O ‘Old Money’ da indústria é novo foco de Investimento
Brusque, historicamente conhecida pela força de sua indústria têxtil e alto poder aquisitivo per capita, é classificada por Hang como o novo “diamante bruto” para o mercado residencial de médio e alto padrão.
Ele, que conduziu lançamentos recentes com sucesso de vendas recorde na cidade (com empreendimentos vendendo 80% em apenas dois dias), explica que a migração do capital local para o mercado imobiliário é a principal justificativa. “O brusquense antes comprava mais no litoral. Agora, ele está comprando na própria cidade, porque além da expansão de valorização do litoral, o mercado oferece produtos com a mesma qualidade de lazer e infraestrutura de um home club litorâneo”.
A solidez industrial de Brusque, que antes se manifestava em concentração de riqueza e baixa exposição do mercado imobiliário, cria uma demanda reprimida. Investir em lofts e apartamentos de padrão elevado na cidade é uma das dicas do especialista. A cidade hoje atende tanto ao empresário local que busca moradia de qualidade quanto ao investidor que busca alta rentabilidade via aluguel.
2. Porto Belo: O ‘Efeito Dominó’ do alargamento da orla
Porto Belo está no centro das atenções do litoral, e vive a expectativa do que Jordan Hang chama de “Efeito Dominó”, ao replicar a valorização já consolidada em Balneário Camboriú e Itapema. A cidade está sendo transformada pela ação da ACIP (Associação dos Construtores Incorporadores de Porto Belo) e do poder público, que utilizam recursos de outorga para realizar melhorias urbanas maciças, incluindo o alargamento da faixa de areia.
“O investidor vê o que aconteceu em Balneário, onde o alargamento multiplicou o valor do metro quadrado. Agora, esse processo está acontecendo em Porto Belo, financiado pelo próprio capital da incorporação,” explica Hang. Com essa ascensão urbana e o aumento do nível de melhoria disponível, o potencial de crescimento exponencial do preço do m² na região é uma aposta de alto retorno para 2026, que já atinge 30% em áreas nobres, atraindo capital que busca lucrar com o ciclo de transformação urbana.
3. Camboriú (SC): Nova fronteira logística e residencial
O município de Camboriú, vizinho a Balneário Camboriú, é apontado por Jordan Hang como o principal alvo para quem busca crescimento na região, mas com menor exposição de caixa.
Enquanto o metro quadrado em Balneário já alcança patamares máximos (com Itapema também no topo, sendo a segunda cidade mais valorizada do país, segundo o Índice FipeZap), Camboriú oferece uma alternativa estratégica.
“Para quem busca rentabilidade percentual, Camboriú é o ponto ideal. A cidade faz a ligação logística e residencial entre Balneário, Itajaí e Brusque. É uma região em que o poder público vem revelando novos projetos de melhoria, e as pessoas estão investindo muito,” detalha Hang.
Ele explica que o crescimento de Camboriú é impulsionado por dois vetores: o investidor que enxerga o potencial de valorização por absorção (a saturação da vizinha Balneário empurra a demanda para o entorno) e o morador que busca melhor custo-benefício, mas sem abrir mão da proximidade com a infraestrutura litorânea.
Crescimento baseado em dados e processos
O otimismo se baseia na solidez do mercado catarinense que detém quatro das cinco cidades com o metro quadrado mais valorizado do país.
Além disso, Jordan Hang reforça que o grande sucesso do investimento está atrelado à estratégia de vendas da incorporadora: “A linguagem não pode ser a mesma. O cliente final compra uma boa moradia; o investidor compra um bom número”.
Para Hang, a próxima onda de valorização em 2026 será sustentada pela capacidade das incorporadoras de usar a tecnologia para comprovar a rentabilidade (TIR e valorização) e pela padronização da linguagem corporativa e disciplina de vendas, focada em dados, além de uma publicidade e comunicação analítica e não em atalhos publicitários caros. “O desespero por status publicitário sem análises apropriadas e a falta de processos estruturados são o que matam a rentabilidade. Quem usa o dado com inteligência vai surfar o crescimento”
Sobre a JH Marketing
A JH Marketing é uma empresa brasileira especializada em gestão estratégica de lançamentos imobiliários, com foco em atender construtoras e incorporadoras para aumentar a performance e a valorização da marca. Fundada por Jordan Hang, referência nacional em marketing e vendas, a empresa desenvolve planos personalizados que integram planejamento de alta complexidade, com soluções que envolvem a tecnologia e o humano. Atuam desde a concepção do produto até o posicionamento no mercado. Reconhecida por sua metodologia e sistemas exclusivos, a JH Marketing transforma empreendimentos em marcas desejadas e rentáveis.
