A aprendizagem é um processo contínuo, que pode ocorrer em qualquer situação e com qualquer indivíduo, é visto que todos nos necessitamos e estamos em constante mudanças.
A Psicologia vem contribuindo no contexto escolar e educacional de forma eficaz, norteando os seus condutores e gestores nas tomadas de decisões que se refere ao aprendizado e desenvolvimento social de seus alunos. Há um grande equívoco, onde confunde-se construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma que o sujeito encontrou de aumentar seus conhecimentos. Nesse sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência vivida. O ser humano passa por mudanças que não se referem à aprendizagem e sim aos processos evolutivos, pode se dizer: aquisição da linguagem, engatinhar, andar ou até mudanças em decorrência de doenças físicas ou psicológicas. A aprendizagem é uma mudança significativa que ocorre baseada também nos conhecimentos dos indivíduos, a psicologia apresentou efetivamente uma evolução significativa nos últimos anos, tendo, em relação ao domínio escolar e educativo, sido publicados diversos trabalhos científicos relativos à utilidade e amplitude do mesmo, a psicologia evoluiu neste contexto e adquiriu mais espaço na área educacional.
Autora:
Géssica Rocha Fernandes