O recém-lançado modelo Volkswagen Tera estreou no ranking dos dez carros mais vendidos no Brasil, consolidando o sucesso de mais uma aposta da montadora alemã no mercado nacional. Mais do que um êxito comercial, o resultado reforça a importância da proteção de marcas antes mesmo do lançamento de um produto.
O registro e a proteção do nome “Tera” foram conduzidos em etapa anterior ao lançamento, garantindo exclusividade, segurança jurídica e permitindo à marca atuar de forma sólida e estratégica em suas campanhas de marketing, comunicação e vendas.
Esse cuidado com a proteção de ativos de propriedade intelectual é o mesmo que sustentou outras conquistas da Volkswagen no Brasil, incluindo o reconhecimento, novamente, de “Fusca” como marca de alto renome – um marco histórico para o mercado automotivo e para a proteção de marcas no país.
Para Felipe Augusto, Head de Marcas do Di Blasi, Parente & Associados, escritório de propriedade intelectual responsável por recentes estratégias e conquistas da marca, a experiência reforça o valor de uma estratégia robusta de proteção de ativos intangíveis:
“Realizar tempestivamente o registro de uma marca nas primeiras etapas do processo de inovação é proteger o investimento, fortalecer a identidade do produto e abrir espaço para que a inovação chegue ao mercado de forma segura e competitiva. Casos como o VW Tera demonstram que a proteção de marca é um passo essencial na construção de sucessos comerciais”, destaca.
Autora:
Vera Moreira