O advogado de propriedade intelectual Paulo Armando Innocente de Souza, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, participou recentemente de um encontro internacional na China, o China International Fair for Trade in Services 2025 (CIFTIS), onde destacou o papel do Brasil como centro estratégico de Propriedade Intelectual (PI) para toda a região do Cone Sul.
Em sua apresentação, o especialista enfatizou que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é atualmente o principal receptor de pedidos de patentes e registros de marcas na América do Sul, reforçando a posição do Brasil como líder regional em inovação e proteção de ativos intangíveis.
Além disso, ressaltou o avanço das iniciativas de cooperação técnica internacional, com destaque para parcerias com o European Patent Office (EPO) e o China National Intellectual Property Administration (CNIPA), voltadas a assegurar exames mais rápidos e eficientes de patentes e marcas.
O advogado também salientou que medidas sinérgicas não apenas no campo da proteção formal, mas também na área da enforcement, tornam o Brasil, e consequentemente a América Latina, uma região cada vez mais atrativa para investimentos estrangeiros, que se beneficiam de estratégias sólidas de proteção da propriedade intelectual.
“O Brasil é hoje um verdadeiro ponto de entrada estratégico para empresas globais que buscam expandir suas atividades na América Latina. O fortalecimento do INPI, a intensificação das colaborações internacionais e o avanço no campo da enforcement reforçam esse papel de liderança”, afirmou Paulo Armando Innocente de Souza.
Autora:
Vera Moreira