20.9 C
São Paulo
sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Arte e inclusão: escola de dança, em Ipanema, oferece bolsas a quem não teria acesso

Conservatório de Dança e Arte cria projeto social com oportunidade para todos

No início de agosto, foi inaugurado, em Ipanema, o Conservatório de Dança e Arte (CDA), espaço que reúne estrutura de ponta, professores renomados e uma proposta pedagógica que alia tradição, excelência técnica e compromisso social. Em apenas duas semanas de funcionamento, a escola já recebeu dez alunos bolsistas por meio da iniciativa CDA para Todos.

“Nossa meta é manter 20% das vagas destinadas a bolsistas, como forma de perpetuar a essência social que nos inspira desde a origem. Queremos unir excelência técnica, acolhimento e oportunidades reais de futuro por meio da arte”, afirma Nicole Abramoff, diretora artística do CDA, formada pelo Theatro Municipal e com passagem pelo School of American Ballet, em Nova Iorque.

No próximo dia 27 de setembro, a partir das 12h, a escola promove uma audição especial para bolsas de estudo, com a participação da bailarina russa Anna Koblova, que integrou o Ballet Bolshoi por 12 anos. 

Segundo Nicole, o projeto vai além do ballet clássico. “Já oferecemos bolsas em outras modalidades, como jazz e ginástica rítmica, esta sob a direção de Bruna Martins, treinadora e coreógrafa da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.”

Com mestres do Theatro Municipal no corpo docente, apoio físico e emocional aos alunos e uma proposta inclusiva desde a primeira infância, o CDA busca garantir que crianças e jovens com talento ou interesse pela dança possam sonhar e construir uma carreira artística, independentemente da origem social.

O Conservatório é dirigido por Nicole Abramoff, Beth Tinoco Bejani — pedagoga, coreógrafa e pós-graduada em ensino de dança clássica pelo Theatro Municipal — e Talina Valpassos, arquiteta e filha da criadora do Ballet Brasil, projeto social que há três décadas leva arte e oportunidades a comunidades como a da Maré.

Mais informações sobre as audições do Projeto Social CDA para Todos:

📌 Quem pode participar:

Meninos e meninas que comprovem baixa renda e desejem uma formação em dança de qualidade, com professores renomados do Theatro Municipal e grandes nomes do cenário da dança mundial.

Data da audição:

Sábado, 27 de setembro

Horário das audições: a partir das 12h

Rua Prudente de Morais, 1387 – Ipanema 

As audições serão ministradas por Anna Koblova, ex-bailarina do Teatro Bolshoi (Rússia) e atual diretora do Conservatório.

A banca contará ainda com a presença de:

   •   Hélio Bejani – Diretor do Ballet Theatro Municipal

   •   Rosália Verlangieri – Referência na dança clássica do Método Vaganova no Brasil

O conservatório já conta com um programa de bolsas com parceria com o projeto social Ballet Brasil e programa de estágio para formandas da Escola Maria Olenewa

E agora pretende ampliar esse programa:

Talentos selecionados receberão bolsas de estudo para integrar o Conservatório Clássico do CDA e viver a experiência de um ensino de alto nível em um ambiente de excelência, disciplina e amor pela dança.

Autora:

Jéssica Leiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio