14.8 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

PEC dos Precatórios aumentou insegurança e derrubou preços no mercado secundário

Deságio em São Paulo praticamente dobrou após aprovação da emenda, refletindo maior percepção de risco entre investidores e credores.

A Emenda Constitucional 136/2025 (PEC dos Precatórios) foi recebida com cautela pelo mercado. Embora o texto tenha retirado os precatórios federais do limite de despesas primárias a partir de 2026, a criação de novos tetos e prazos para estados e municípios gerou ainda mais incerteza entre credores e investidores.

O reflexo foi imediato na precificação: em São Paulo, por exemplo, o deságio em operações de cessão de precatórios praticamente dobrou, evidenciando a percepção de risco maior.

Para o advogado Gustavo Yunes Motta, sócio e cofundador da G&H Partners, o movimento revela que o setor ainda carece de clareza e infraestrutura:

“A PEC não trouxe a previsibilidade que se esperava. Pelo contrário, aumentou a insegurança para quem tem precatórios a receber e derrubou os preços no mercado secundário. O episódio mostra o quanto precisamos de critérios claros, governança e dados confiáveis para que esse mercado possa de fato funcionar.”

Segundo ele, enquanto não houver padronização e mecanismos institucionais que deem transparência às operações, o mercado de precatórios continuará restrito e sujeito a movimentos bruscos de confiança.”

Sobre Gustavo Yunes Motta

Gustavo Yunes Motta é cofundador da G&H Partners, holding de estruturação jurídica e estratégica de empresas voltadas à monetização de ativos judiciais. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cursou Direito Tributário Internacional na Universidade de Leiden, na Holanda. Antes de empreender, atuou como advogado na área consultiva tributária (M&A Tax) no escritório Pinheiro Neto Advogados e na área contenciosa cível e de arbitragem no Dinamarco, Beraldo & Bedaque Advogados. É também cofundador das empresas anyCredi, LOVA e Montgomery, que pertencem à holding, além de autor de artigos sobre temas tributários.

Para mais informações: https://www.linkedin.com/in/gustavo-yunes-motta-72825898/Site: https://gehpartners.com/sobre/

Sobre a G&H Partners

Fundada em 2018 por Gustavo e Henrique Yunes Motta, a G&H Partners é uma holding de estruturação jurídica e estratégica de empresas voltadas à monetização de ativos judiciais e no desenvolvimento de negócios de alta complexidade. Com modelo de “sócio operador”, participa ativamente da gestão e operação das empresas investidas, integrando expertise jurídica, financeira e tecnológica.

Mais informações: www.gehpartners.com

Autor:

Filipe Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio