A parceria entre o PMI Santa Catarina (Project Management Institute – PMI®) e a UDESC/ESAG vem transformando a experiência dos alunos do curso de Administração Pública e aproximando a sala de aula do mercado. O Agentes de Mudança atende estudantes da 6ª fase do curso de Administração Pública, na disciplina de Gestão de Projetos, sob a condução da professora Júlia Viezzer, tem como objetivo disseminar a cultura de projeto, estimular a inovação e fortalecer a formação de futuros gestores públicos por meio da vivência em projetos reais com impacto social.
A iniciativa teve início em 2023 e, no primeiro semestre de 2024, ganhou uma nova dimensão com o Projeto de Mentoria, que ampliou a troca entre estudantes, mentores voluntários, organizações da sociedade civil, jurados e comunidades atendidas. O programa já realizou workshops e encontros presenciais, como o Workshop PM Canvas, promovido no último dia 19 de setembro nas turmas da manhã e da noite.
Uma rede de colaboração
À frente do projeto está Tatiane Silva, também conhecida como Anne, administradora, especialista em gestão de projetos e consultora de negócios empresariais. Com mais de oito anos de experiência no Sebrae e atuação como gerente de projetos no PMI, Anne aceitou o desafio proposto pela Ana Oliveiras (responsável pela Diretoria de Educação e Impacto Social do PMI-SC) e hoje está responsável pelas articulações com os diversos atores envolvidos, desde o alinhamento estratégico com a universidade até a mobilização de voluntários e acompanhamento das entregas.
“O grande desafio é coordenar múltiplos atores com diferentes expectativas e agendas, mantendo a comunicação fluida entre todos. Mas conseguimos garantir organização, engajamento e resultados consistentes”, avalia.
Resultados que ultrapassam a sala de aula
De acordo com Anne, os resultados do programa são “extremamente ricos, colaborativos e inovadores”, beneficiando todos os envolvidos: alunos, universidade, organizações atendidas, o PMI e a própria comunidade.
“A cada etapa, observamos não apenas a evolução dos projetos, mas também o desenvolvimento de competências práticas em gestão, colaboração e inovação”, afirma.
Iniciativa inédita em Santa Catarina
O Programa Agentes de Mudança e o Projeto de Mentoria são iniciativas inéditas do PMI-SC, capítulo catarinense do Project Management Institute, associação global dedicada a promover boas práticas em gestão de projetos. Enquanto o programa nasceu com o propósito de levar o Workshop PM Canvas e o Hackathon aos alunos, a extensão com a mentoria garante um acompanhamento mais próximo, fortalecendo a integração entre academia e mercado.
Para Anne, a experiência como gerente desse projeto é também pessoalmente transformadora:
“Esse projeto reafirma minha crença na gestão de projetos como instrumento de impacto social e inovação. É uma construção coletiva que une universidade, PMI-SC e voluntários em prol da formação de futuros profissionais e líderes.”