22.1 C
São Paulo
terça-feira, 27 de janeiro de 2026

A Era do Marketing Colaborativo

O marketing colaborativo é o 1º elemento do Marketing 3.0

O Que é Marketing Colaborativo? Qual o Papel das Mídias Sociais Nesse Contexto? A Propaganda Corporativa Tem Tido Influência Sobre o Comportamento dos Consumidores?

Os avanços tecnológicos provocaram enormes mudanças nos consumidores, nos mercados e no marketing e, desde o ano 2000, essas tecnologias permitiram a conectividade e a interatividade entre os indivíduos e os grupos.

Essa onda nova tecnológica é formada por três (3) forças: _ computadores e celulares baratos, internet de baixo custo e fonte aberta.

Nessa era de participação as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimento. Para Philip Kotler, essa nova onda de tecnologia acabou transformando as pessoas de consumidores em “prosumidores” ([i]).

E um dos fatores que permitiram a onda tecnológica foi a ascensão das mídias sociais.

Em 2009 existiam 13 milhões de blogs ativos no mundo e, conforme o que acontece nas mídias impressas, o público e a frequência de leitura variam muito de um país para outro: _ no Japão 74% dos internautas leem blogs e, embora nos EUA apenas 27% o façam, eles são formadores de opinião.

Outra forma de blog popular (o Twitter) permite a seus membros postar informações compostas de até 140 caracteres, enviando-as através de dispositivos portáteis e compartilhando informações, opiniões e atividades.

Blogueiros e adeptos do Twitter podem tecer comentários positivos ou negativos sobre empresas e produtos, tendo potencial de dissuadir consumidores a fazerem – ou não – negócios com essas corporações.

Pessoas também criam videoclipes no Youtube, esperando que sua criatividade seja reconhecida e lhes abra as portas a novas oportunidades.

Videoclipes são preparados por organizações a fim de obter apoio nos seus protestos, empresas divulgam seus produtos (ou serviços) e, à medida que as mídias sociais vão se tornando cada vez mais expressivas, os consumidores poderão influenciar outros consumidores com suas opiniões e experiências.

Dessa forma, KOTLER afirma que a influência que a propaganda corporativa tem sobre o comportamento de compra está diminuindo proporcionalmente.

Além disso, os consumidores estão participando mais de outras atividades como videogames, assistindo a DVDs, usando mais o computador e, portanto, menos expostos a anúncios.

Como as mídias sociais são de baixo custo elas certamente serão o futuro das comunicações de marketing e, as conexões entre amigos nos sites de networking social, também ajudarão as organizações a desenvolver insights sobre o mercado.

Quem poderia imaginar a existência de uma enciclopédia que qualquer pessoa pudesse editar, como a Wikipédia, por exemplo?

A tendência à existência de consumidores colaborativos afetou os negócios e, atualmente, os profissionais de marketing não têm mais controle total sobre suas marcas, uma vez que estão competindo com o poder coletivo dos consumidores.

Dessa forma o Marketing evoluiu e, na primeira fase, ELE era orientado pela transação, concentrando-se em como efetuar a venda.

Na 2ª fase tornou-se orientado pelo relacionamento; isto é, como fazer o consumidor voltar e comprar mais.

Na 3ª fase, o Marketing convida os consumidores a participar do desenvolvimento do produto e de suas comunicações.

Portanto, o marketing colaborativo é o 1º elemento do Marketing 3.0 e, as empresas que o praticarem irão mudar o mundo, acompanhadas de seus concorrentes e de seus consumidores.

               _______________________________________________

([i]) Kotler, Kartajaya e Setiawan. “Marketing 3.0: as Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing, Centrado no Ser Humano”. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol