15.6 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Chegada da primavera (22/09): Como guardar as roupas de inverno e preparar o armário para a nova estação

Com a nova temporada, a especialista têxtil da 5àsec dá dicas de como armazenar e conservar as peças de inverno

São Paulo (SP), setembro de 2025: Com a chegada da primavera, as temperaturas começam a subir e é o momento de tirar as roupas mais leves do armário para aproveitar a temporada, e armazenar as peças de inverno, que são mais volumosas e delicadas. Esses itens precisam de cuidados especiais no momento de serem higienizados e guardados, já que o armazenamento incorreto pode comprometer a durabilidade do tecido. Pensando nisso, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec dá dicas de como guardar e conservar as peças de inverno durante essa época, garantindo a qualidade e a vida útil para que as roupas permaneçam bem cuidadas até o próximo inverno.

Higienize bem antes de guardar
O primeiro passo para conservar as roupas, é lavar bem todas as peças antes de guardar. A higienização adequada remove o suor, a poeira e os resíduos de produtos que podem entrar em contato e manchar o tecido ou atrair traças durante o período que ficarão guardadas. As roupas confeccionadas em lã, tricô ou outros materiais mais delicados, devem ser lavadas a seco, para garantir a preservação das fibras e evitar danos. Para isso é recomendado buscar auxílio de uma lavanderia especializada, como a 5àsec.

Separação por tipo de peça
Cada material necessita de um cuidado específico na hora de armazenar. Malhas e tricôs precisam ser dobrados, nunca pendurados, para evitar a deformação. Já os casacos mais pesados podem ser pendurados em cabides largos, de preferência de madeira. Essa organização evita danos à peça e facilita na hora de retomar o uso no próximo inverno, permitindo identificar rapidamente onde está cada item.

Armazene em caixas ou sacos de TNT
Para guardar as peças, dê preferência por caixas de plástico ou sacos de TNT. Esses materiais permitem que o ar circule mesmo com as roupas armazenadas.  Já os sacos plásticos comuns devem ser evitados, pois eles podem acumular umidade e favorecer a formação de mofo.

Use protetores naturais contra insetos
Para afastar traças e outros insetos, use saquinhos de lavanda, cedro ou cravo-da-índia, além de servir como repelentes naturais, deixam a roupa com um cheiro agradável e fresco para o próximo inverno.

Armazene em um local seco e arejado
Para guardar as peças, escolha um local seco e arejado do guarda-roupa e livre de umidade para armazenar as peças. Outra dica é reorganizar o armário a cada troca de estação. No caso da primavera, deixe as roupas mais leves ao alcance e as roupas de inverno na parte superior do guarda-roupa, que normalmente apresenta menos umidade, garantindo a conservação.

Sobre a 5àsec:  
Especialista no tratamento de roupas do dia a dia, peças exclusivas, tênis, cortinas, tapetes, estofados, pelúcias e travesseiros por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia e exclusivos em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva o efeito da passadoria por mais tempo; a impermeabilização, que evita a fixação de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro, e faz parte do Grupo FROTH.   

Autora:

Letícia Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio