24.8 C
São Paulo
terça-feira, 30 de setembro de 2025

MÚSICA COM PROPÓSITO, CONEXÃO E TRANSCENDÊNCIA MARCAM O TRABALHO AUTORAL DA BANDA “TERRA DE NÓS MESMOS”

Liderada pelo vocalista Anderson Dresch, representados pela gravadora internacional Altafonte, o projeto musical vai além do entretenimento, isso já pode ser visto no EP “Etéreo”, com 5 faixas, e no videoclipe “Gratidão – Pegadas na Areia”, são músicas que transitam entre o rock, o pop alternativo e a sensibilidade da conexão espiritual.

Atualmente, a espiritualidade é cada vez mais reconhecida como um pilar essencial do bem-estar e da qualidade de vida, oferecendo resiliência, esperança e um sentido de propósito, o que contribui para a saúde mental e física. Embora não deva ser confundida com religião, ela envolve a busca por transcendência e pode ser encontrada na natureza, na autorreflexão e na música, impactando positivamente a forma como lidamos com o stress e desafios do dia a dia.  

Na música temos vários exemplos da utilização da sonoridade como transcendência, encontro pessoal, caminhos de ressignificação, desde o blues, incorporando os cantos religiosos (spirtuals)   canções de trabalho e tradições musicais africanas, o folk, gênero musical que se origina da música tradicional de um povo, caracterizada por canções que expressam a cultura e os costumes de uma comunidade, com letras que podem tratar de temas sociais e políticos. Artistas como Bob Dylan e Joni Mitchell são expoentes deste ritmo.  Até mesmo o rock, gênero musical surgido nos Estados Unidos no final das décadas de 40 e 50, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo, e nos trouxeram ícones, que inspiram a sociedade até hoje, como The Beatles, Elvis, Jimi Hendrix, Pink Floyd, The Doors, entre outros tantos. 

Trazendo em sua essência as vibrações relacionadas a conexão do ser humano com o seu “eu interior”, surge o projeto “Terra de Nós Mesmos”, rock com alma, tendo o suporte e integrando oficialmente o casting da gravadora internacional Altafonte, responsável por nomes como Samuel Rosa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Alok, Vitor Kley e Marcelo D2. A empresa assume a distribuição e a estratégia de lançamentos da banda, que chega com uma proposta ousada: despertar a consciência através da música. A gravadora desempenha um papel essencial na estratégia global do projeto, sendo uma parceira chave para sua expansão internacional e garantindo que a mensagem do projeto alcance milhões de pessoas em diversos países. No Brasil, a Altafonte distribui grandes estrelas da música nacional e agora aposta em “Terra de Nós Mesmos”, como um nome promissor dentro do segmento de rock brasileiro contemporâneo. 

A assinatura da gravadora ocorreu via Miranda Records, braço da Altafonte no Brasil. Para o diretor artístico Ricardo Espíndola, que apresentou o projeto à empresa, a banda representa um produto com apelo internacional. 

“Estamos diante de um produto internacional. A proposta da banda nos impactou fortemente, desde o conceito de rock atual até os videoclipes e a performance visceral ao vivo”, afirma. 

“Estar com a Altafonte é uma validação do nosso propósito. Encontramos uma equipe que acredita em mensagem, em arte com alma e que sabe conectar isso com o mundo. ‘Etéreo’ é só o começo.” – Anderson Dresch 

O “Terra de Nós Mesmos”, é um projeto musical contemporâneo com uma proposta global, que une arte, transcendência e emoção, em uma experiência sonora que toca a alma. Criado pelo artista multifacetado Anderson Dresch, o projeto busca impactar milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo lançado com o EP “Etéreo”, e o videoclipe da música “Gratidão – Pegadas na Areia”, traduzido para 10 idiomas, reforçando seu caráter universal e acessível. A banda combina letras profundas, sonoridade moderna e uma identidade visual que convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva. O projeto aborda temas como gratidão, luz interior, superação e conexão com o essencial da vida, trazendo uma atmosfera de leveza e propósito. Suas influências vêm das grandes bandas do rock nacional e internacional, e de elementos do folk rock e música popular brasileira.  

Mais do que canções, a banda e seu primeiro EP, carregam uma missão e responsabilidade social: 50% dos direitos autorais do projeto serão doados a instituições beneficentes, começando pela Fundação Pró-Rim, em Joinville (SC), instituição que atende milhares de pessoas no Brasil gratuitamente, auxiliando no tratamento renal crônico, cerca de 99% dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).  Anualmente realiza mais de 115 mil sessões de hemodiálise e já ultrapassou a marca dos 2.050 transplantes renais. Um movimento que transforma arte em ação concreta e reforça o compromisso da banda com a transformação social.  

O “Terra de Nós Mesmos” é uma jornada de dentro para fora, celebrando o reencontro com a própria essência. Uma obra que combina som, poesia e verdade, traduzida para diferentes culturas e idiomas, levando sua mensagem ao mundo. É música para sentir, refletir e se elevar, com o objetivo de transformar vidas e inspirar indivíduos a se reconectarem consigo mesmos e com o que realmente importa. Com ampla trajetória na música e no audiovisual, Anderson Dresch, paulista radicado em Santa Catarina, idealizador do projeto, traz ao EP uma identidade marcada por frescor, propósito e influências que vão de Coldplay e Keane a Legião Urbana, Almir Sater e Renato Teixeira.  

“Etéreo” – arte, transcendência e sonoridade contemporânea

Com cinco faixas autorais, o EP “Etéreo” teve a produção musical de Anderson Dresch e do multi instrumentista Douglas Bifaroni, destaca-se aqui a masterização do trabalho realizada por Carlos Freitas (Classic Master), vencedor de 34 Grammys em sua carreira. Etéreo significa o que eleva espiritualmente; sublime, elevado.  As músicas transitam entre o rock, o pop alternativo. A faixa de trabalho, “Gratidão – Pegadas na Areia”, chega com um videoclipe emocionante e minimalista, que traduz visualmente a mensagem de valorização da jornada e das pequenas coisas da vida. 

Faixas do EP “Etéreo”:

Gratidão – Pegadas na Areia 

O Expresso que Passa 

Terra de Nós Mesmos 

Deus de Sol 

Essa Luz que Habita em Mim 

EP “Etéreo”, já disponível nas principais plataformas de streaming: https://orcd.co/etereo

Videoclipe Gratidão – Pegadas na Areia: https://m.youtube.com/watch?v=dEYMsYVjpf8

Autor:

Rodrigo Domingos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio