24.9 C
São Paulo
quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Deutsches Fest-Festa Alemã/2025

                    A Associação Alemã de Juiz de Fora(Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha), fundada em 27 de Abril de 1993, cuja finalidade é promover, divulgar, apoiar, incentivar e coordenar trabalhos e eventos relacionados ao estudo dos diversos aspectos culturais, das sociedades alemã e brasileira e seus reflexos na formação da nação brasileira, mantém desde sua fundação o Grupo Folclórico Germânico SCHMETTERLING, criado em 16 de junho de 1990 e realiza ininterruptamente a DEUTSCHES FEST(Festa Alemã do Borboleta), desde 1995, tradição que teve inicio em 1969 quando foi organizada a 1ª Festa Alemã, podendo ser considerada uma das precursoras das tradicionais festas alemãs no Brasil, conhecidas como OKTOBERFEST, tendo em vista que as 3 primeiras foram nos meses de outubro de 1969, 1973 e 1975.

                    O evento recebe um público estimado de 10 mil pessoas por dia, e na sua última edição em 2024, recebeu mais de 120 mil pessoas de 139 Municípios e 9 Estados brasileiros.

Ao longo de sua trajetória a entidade consolidou o movimento de resgate e preservação da cultura alemã em Juiz de Fora, tornando a Ex-Colônia do Meio (Borboleta) no principal reduto da imigração germânica em nossa cidade.

                    Tivemos como primeiro reconhecimento de nosso trabalho, o Título de Utilidade Pública Municipal, através da Lei 10.744, de 28 de maio de 2004.

Ainda dentro de nosso contexto, temos o tombamento como Bem Imaterial de Juiz de Fora, o registro da receita do pão alemão como bem de natureza imaterial, que foi sancionado através do Decreto Municipal nº 232, de 05 de Maio de 2010. O modo de fazer o pão alemão, tornou-se apreciado em Juiz de Fora com a chegada dos imigrantes alemães á cidade, em meados do século XIX, foi anotado no livro de registro de bens de natureza imaterial de Juiz de Fora sob o número 006/2010. 

                    A DEUTSCHES FEST (Festa Alemã do Bairro Borboleta) é considerada, patrimônio cultural de Juiz de Fora, através da Lei n° 12.621, de 09 de julho de 2012, que declara de utilidade pública, a festa de tradições alemãs, para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem constitutivo da cultura colonizadora na memória urbana da cidade.

Fomos agraciados no ano de 2013, quando completamos 20 Anos de fundação, com o Mérito COMENDADOR HENRIQUE GUILHERME FERNANDO HALFELD, criado pela LEI 4.496, de 22 de novembro de 1973, entregue durante as comemorações do aniversário da cidade de Juiz de Fora àqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e a valorização do município de Juiz de Fora.        

Além do Título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora, outorgado pela Câmara Municipal de acordo com a LEI 12.780, de 25 de Abril de 2013.

Conquistamos o Título de Bairro Alemão de Juiz de Fora através do Projeto de Lei N° 13.742 de 6 de agosto de 2018, reconhecendo o esforço comunitário em resgatar e preservar a memória dos primeiros imigrantes germânicos.

Em setembro de 2019 foi publicado o DECRETO N.º 13.730 – de 13 de setembro de 2019 que dispôs sobre o registro de Bem Imaterial da Deutsches Fest-Festa Alemã. Considerando o valor sócio-cultural que envolve os pioneiros germânicos e seus descendentes, sendo a Festa Alemã do Bairro Borboleta uma forma de expressão da tradição alemã e de transmissão de conhecimento às novas gerações. O Decreto registrou como “Bem Cultural de Natureza Imaterial”, nos termos da Lei Municipal nº 10.777, de 15 de julho de 2004, a Festa Alemã que ocorre no Bairro Borboleta, no mês de setembro, suas danças, músicas típicas e hábitos alimentares.  Autorizando a inscrição no Livro de Registro próprio, na categoria formas de expressão, observando-se o que prescreve o presente Decreto e os elementos constantes do Processo Administrativo PJF nº 7039/2010 – Vol. 01. 

Em agosto de 2020 passamos a integrar a Comissão Nacional do Projeto “Rumo aos 200 Anos – Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil” que congrega Comunidades e Entidades de vários Munícipios e Estados brasileiros que receberam imigrantes germânicos a partir do ano 1824.

                    Em 2022, recebemos a Menção Honrosa do 17º Prêmio Amigo do Patrimônio, como reconhecimento de todo esforço em preservar a cultura alemã e teuto-brasileira pela Prefeitura de Juiz de Fora, através do Conselho Municipal de Patrimônio.

No dia 6 de março de 2023, foi instituída a LEI N° 14.582 que declara o mês de SETEMBRO oficialmente o mês da cultura alemã em Juiz de Fora/MG e o insere no Calendário Oficial do Município como o SETEMBRO ALEMÃO.

O Governo do Estado de Minas Gerais em junho de 2024 Declarou de Interesse Cultural do Estado, através da Lei, o bairro Borboleta sancionada pelo Governo de Minas Gerais.

                    A versão 2024 da Deutsches Fest-Festa Alemã acontecerá no Shopping Jardim Norte entre os dias 3 e 14 de setembro.

                    O evento terá aproximadamente 4 mil metros quadrados de área coberta, 12 restaurantes, 17 cervejarias, 18 boxes de artesanato e alimentação e um ampla programação cultural com mais de 120 atrações.

                    O evento celebra a presença alemã em Juiz de Fora e comemora também os 167 anos de fundação da colônia germânica (alemães e austríacos) na cidade.

O Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling através de suas 8 categorias KINDERGARTEN, KLEINE KINDER, GROSSE KINDER, JUGENDLICHE, ERWACHSENE, HEIMWEH, SENIOREN E MANNERTANZ se fará presente no palco do evento todos os dias, com apresentações de danças folclóricas.

                   Na dança teremos ainda a presença dos Grupos Folclóricos convidados: Blumenberg de Petrópolis/RJ; Bauerngruppe de Petrópolis/RJ, Pomerisch Dansgrup Fon Minas de Itueta/MG, Frau Karolin de Itarana/ES e o Grupo Pomerano Fauhan de Vila Pavão/ES.

         A dança terá ainda o Grupo Folclórico Macauã representando o folclore brasileiro, além da participação dos Grupos Folclóricos Portugueses Luiz de Camões e Raízes Portuguesas, além do Grupo Italiano(Tarantolato) e outros.

        Na música teremos todos os dias a presença da Banda Típica “Alemão Cascudo” com repertório alemão e teuto-brasileiro, além das bandas Bauernband(Petrópolis/RJ), Os Germanos(Santa Maria de Jetibá/ES) e Ingo Schröder e seu bandaneon(Blumenau/SC).

A Orquestra Sinfônica Pró-Música também enriquecerá o evento com seu repertório musical do evento.

Teremos ainda os Concertos do Meio dia aos domingos(7 e 14 de setembro), com a Orquestra de Câmara Ars Brasilis.

A programação contará ainda com Beatles Forever, fazendo uma imersão na sua caminhada inicial na cidade de Hamburgo na Alemanha, além do Dj Schlage Sahne com músicas atuais do pais de língua alemã.

O Festival Gastronômico Germânico chega em sua décima segunda edição e trará combinações deliciosas das culinárias alemã, brasileira e mineira.

Ainda dentro da gastronomia termos os Concursos de pão alemão, cuca e torta alemã, desafiando as receitas familiares preservadas e servidas nos diversos espaços do evento.

A festa conta ainda com o concurso de tomadores de chopp em metro, de comedores de salsichão, chapéu mais enfeitado, arco mais bonito, bierwagen e olímpiadas folclóricas.

         Teremos também a divulgação dos livros Turnerschaft-Club Gymnastico de Juiz De Fora de Jakeline Lisboa e Carlos Cunha Junior; Direitos Sociais em Perspectiva de Antonio Gasparetto Junior; Chucrute, Danças, Chopp e Determinação, de Luiz Antonio Stephan, As cervejarias de imigrantes alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora: Pioneirismo da produção cervejeira em Minas Gerais de Jakeline Lisboa e Salcio Del Duca. Teremos ainda o lançamento do livro Raízes: Colônia Alemã Dom Pedro II – Juiz de Fora/MG de Luiz Antônio Stephan.

A exposição histórica “Presença alemã em Juiz de Fora” proporcionará aos visitantes uma oportunidade de conhecer melhor a contribuição dos imigrantes no desenvolvimento da cidade. Teremos também a Exposição Jornada para o Brasil: história das migrações dos povos de língua alemã do Instituto Martius Staden de São Paulo, com os auspícios das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil.

Este ano ocorrerá também em nossa cidade, o CAAL 2025 – Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina, evento que reuni todas as Comunidades de origem germânica do território americano. Entre os dias 3 e 6 de setembro ocorrerão palestras com temáticas diversas da presença alemã na América Latina. (Programação complementar).         

A abertura de ambos os eventos ocorre na quarta-feira, 3 de setembro, às 20h, no Shopping Jardim Norte.

Tudo isso, dentro de 12 intensos dias mergulhados na cultura alemã e teuto-brasileira de Juiz de Fora.

Komm zum deutsche Juiz de Fora!!! Venha para Juiz de Fora alemã!!!         

Salcio Del Duca

Presidente     

Autor:

Guilherme Schröder

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio