Alvaro Guillermo analisa como o mercado de luxo transforma arquitetura em experiência, branding e expressão de desejos contemporâneos.
São Paulo21 de agosto, de 2025 – O mercado de luxo deixou de vender apenas produtos há muito tempo. Hoje, ele entrega experiências, narrativas e atmosferas únicas. Nesse cenário, a arquitetura e o design surge como um dos ativos mais estratégicos e simbólicos, capaz de tornar qualquer espaço memorável, desejável e exclusivo.
Segundo Alvaro Guillermo, arquiteto e especialista em projetos para o segmento de alto padrão, “a arquitetura no luxo é branding: comunica valor simbólico, cria cenários de exclusividade e transforma marcas em experiências sensoriais, emocionais e imersivas”. Mais do que estética, os projetos comunicam de forma rápida e eficaz as mudanças que este mercado de luxo e alto padrão vem ocorrendo.
Exemplos internacionais demonstram a sofisticação silenciosa que o luxo contemporâneo valoriza. O Aman Tokyo, no Japão, projetado pela Kerry Hill Architects, explora minimalismo inspirado em templos, luz natural e materiais nobres para criar experiências quase espirituais. A loja Dior de Seoul se posiciona como uma verdadeira catedral contemporânea bem distante da antiga Maison, nesse quesito as Novas lojas da Louis Vuitton também se distanciam das Masion e retomam suas origens relembrando navios de vela.
Para Alvaro Guillermo, o Brasil possui um capital arquitetônico extraordinário, que vai do modernismo ao brutalismo e às expressões vernaculares. “É preciso converter essa tradição em estratégia de marca, produto e narrativa, usando arquitetura como vetor de diferenciação no mercado de luxo, nacional e internacional. O verdadeiro luxo não grita, ele sussurra com elegância”, afirma o especialista. Em tempos de repetição e excesso, a arquitetura é capaz de ser exceção. E no luxo, exceção é sinônimo de valor.
Alvaro Guillermo, arquiteto, designer e especialista em design estratégico, oferece palestras e workshops personalizados que visam impulsionar a inovação, criatividade e estratégias de branding nas empresas. Com mais de 35 anos de experiência, Alvaro tem ajudado empresas a se destacarem no mercado ao transformar a maneira como pensam sobre design e consumo, além de ter a capacidade de transmitir conceitos complexos de forma simples e clara para compreensão de todos.
Sobre Alvaro Guillermo
Alvaro Guillermo é diretor da Mais Grupo, autor de livros sobre design e branding e uma das maiores referências em design estratégico no Brasil. Reconhecido por sua visão inovadora, atua como consultor em posicionamento de marcas no mercado de alto padrão, ajudando empresas a compreenderem e se adaptarem às transformações do consumo contemporâneo.
Pioneiro em estudos de comportamento do consumidor, foi professor do MBA em Ciências do Consumo da ESPM/SP e consultor do Programa Brasileiro de Design, contribuindo para a formação de profissionais e empresas em busca de diferenciação e relevância.
Com ampla experiência em tendências de consumo, economia criativa e inovação, Alvaro Guillermo desenvolve estratégias que unem design, branding e cultura para construir marcas sólidas, aspiracionais e alinhadas às expectativas do público de luxo. Além disso, oferece palestras, workshops e consultorias, compartilhando sua expertise com empresas e profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre branding, consumo de alto padrão e mercado de luxo.
Sua trajetória combina prática de mercado e pesquisa acadêmica, tornando-o uma voz de autoridade quando o assunto é estratégia de marca e consumo de alto padrão no Brasil.
Autora:
Juliana Fanchini