17.6 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Projeto Brasilidade Fashion leva moda sustentável a jovens em situação de vulnerabilidade social

Iniciativa oferece oficinas de upcycling, formação gratuita e desfile autoral

A indústria da moda rápida e o consumo excessivo de acessórios baratos geram um grave problema ambiental e social: o descarte desenfreado de lixo têxtil. O Brasil produz por ano 170 mil toneladas de resíduos têxteis e apenas 20% desse material é reciclado, segundo o Sebrae. O restante se acumula em lixões e aterros sanitários. 

Com o objetivo de transformar esse cenário, nasce o Projeto Brasilidade Fashion, uma iniciativa que une moda, sustentabilidade e inclusão social com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na prática de moda sustentável.

Sempre atentos às causas ligadas à educação, cultura e o meio ambiente, a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro lançam a iniciativa com o propósito de oferecer formação técnica e criativa para que os jovens se tornem protagonistas de suas próprias histórias. Por meio do aprendizado e da valorização da moda como expressão cultural, o projeto busca fomentar a geração de renda, a autonomia e o empreendedorismo sustentável.

“A moda sustentável é uma porta de entrada para que os participantes se reconheçam como protagonistas. Nosso papel é oferecer as ferramentas, o conhecimento e o incentivo para que eles trilhem seus próprios caminhos, com autonomia e orgulho de suas raízes”, afirma Felipe Mattos, idealizador do projeto.

Através de oficinas de upcycling, os participantes vão aprender sobre reaproveitamento de materiais, costura e criação de novas peças. Com o objetivo de minimizar o desperdício e reduzir os impactos ambientais da indústria da moda, a iniciativa adota a prática da Reciclagem Fashion (eco-fashion), como ferramenta de transformação.

As oficinas são presenciais e acontecem em uma sexta-feira por mês, durante três meses. Cada encontro terá um grupo de 15 participantes por turno (manhã ou tarde). Ao final da atividade, os envolvidos podem ter como produto final Camisetas tye-dye, ecobags e kimonos.

A formação ainda contempla 40h de capacitação online em uma plataforma interativa e gratuita. Os conteúdos abordam os fundamentos, aplicações práticas, impactos sociais e ambientais, e perspectivas de inovação criativa, mas também oferecem materiais de empreendedorismo e gestão, ensinando como formalizar um pequeno negócio (MEI), organizar as finanças, precificar produtos e utilizar as redes sociais como vitrine profissional. 

Outro destaque do projeto é o desfile de moda autoral, onde os participantes têm a oportunidade de apresentar suas criações ao público, celebrando a diversidade, a originalidade e a consciência ecológica.

“Queremos mostrar para esses jovens que moda é muito mais do que tendência — é expressão cultural, é oportunidade de negócio e é também um caminho para cuidar do planeta. Cada peça reaproveitada carrega uma história e uma nova possibilidade de futuro”, completa Maria Marques, idealizadora do projeto.

Apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Brasilidade Fashion é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio da Concessionária VIARIO e com apoio institucional do Parque Shopping Sulacap, da Estácio e do Instituto Yduqs. 

Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:

A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.

Serviço: 

Oficinas do Projeto Brasilidade Fashion 

Local: Parque Shopping Sulacap 

Horário: Turno Manhã: 8h às 12h; Turno Tarde: 13h às 17h 

Período do projeto: Outubro a Novembro 

Mais informações: https://brasilidadefashion.com.br/ 

Autora:

Laura Carvalhal 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio