- Lucro líquido registra R$25,1 milhões
- Recorde histórico de EBITDA ajustado, R$ 181,3 milhões
- Receita da Navegação Costeira alcança R$ 487,6 milhões, recorde para a Companhia
Rio de Janeiro, Agosto de 2025 – A Log-In Logística Integrada, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária, operações rodoviárias e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, divulgou nesta quarta-feira (06) os resultados financeiros e operacionais referentes ao segundo trimestre de 2025.
O período foi marcado pela maior Receita Operacional Líquida (ROL) já registrada para um segundo trimestre, de R$ 739,2 milhões, representando crescimento de 8,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA ajustado consolidado foi de R$ 181,3 milhões, avanço de 21,2% na comparação anual e novo recorde histórico da companhia. Já o lucro líquido totalizou R$ 25,1 milhões no trimestre, 237,4% maior frente ao mesmo período do ano anterior.
O desempenho foi impulsionado, principalmente, pela torre da Navegação Costeira, que registrou receita recorde, e pelo crescimento das margens operacionais, resultado da melhoria na rentabilidade do Feeder. Houve também redução nas despesas operacionais e ganhos de eficiência em outras unidades de negócio.
De acordo com o Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Log-In, Pascoal Gomes, os resultados reforçam a resiliência do modelo de negócio da Companhia e a consistência da execução estratégica. “Tivemos um trimestre marcado por avanços relevantes na geração de receita e EBITDA, com controle de custos e bom desempenho das operações. Seguimos disciplinados na execução do nosso plano de longo prazo, com foco em eficiência e prestação de serviço cada vez mais adequados à realidade de cada cliente”, afirma Gomes.
Navegação Costeira
A torre de negócios da Navegação Costeira apresentou ROL de R$ 487,6 milhões no trimestre, alta de 16,6% frente ao 2T24, com destaque para o Feeder, que atingiu receita de R$ 211,9 milhões, o maior valor para um segundo trimestre, com crescimento de 63,7% em comparação ao mesmo período de 2024. O desempenho refletiu o aumento da demanda Feeder em rotas com melhor ROL unitária, apesar da queda de volume decorrente do encerramento do Serviço Shuttle Navegantes em abril/2025.
No Mercosul, houve crescimento tanto de receita quanto de volume de importações. Na Cabotagem, a Companhia alcançou um volume recorde de 57,1 mil TEUs, resultado da recuperação operacional após um período marcado por restrições logísticas em 2024 e pelo aumento da frota alocada no Serviço Expresso Amazonas (SEA). O EBITDA ajustado da Navegação foi de R$ 131 milhões, com margem de 26,9%, crescimento de 2,1 p.p. frente ao mesmo período de 2024.
Segundo o Vice-Presidente de Navegação da Log-In, Marcus Voloch, a performance do trimestre consolida uma virada importante após os desafios logísticos enfrentados no ano anterior. “O avanço da Navegação é um reflexo do grande aumento da confiabilidade em nossas rotas e malha logística, além de um detalhado trabalho de revisão do portfólio comercial. A expansão do SEA tem ampliado nossa presença em Manaus e consolidado o modelo porta-a-porta com mais previsibilidade e competitividade”, reforça.
Já a torre de Soluções Integradas se manteve estável no período, com ROL de R$ 16,4 milhões e EBITDA de R$ 8 milhões. A unidade encerrou o trimestre com 100% de retenção da carteira de clientes e NPS (Net Promoter Score) na Zona de Qualidade. Além da manutenção da base de clientes, a unidade de negócios também iniciou novos projetos customizados em regiões estratégicas, ampliando sua presença integrada na operação da companhia.
Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)
O Terminal Portuário de Vila Velha encerrou o trimestre com ROL de R$ 99,1 milhões, retração de 3,5% em relação ao 2T24. Apesar da queda, o terminal alcançou dois recordes operacionais relevantes: maior volume de granéis para um segundo trimestre, com 129,9 mil toneladas, e a maior movimentação de contêineres em um único mês, com 25,4 mil boxes registrados em junho.
A movimentação de carga geral cresceu 11% no período, com destaque para o granel e para os veículos, cuja movimentação aumentou 39,6%. O EBITDA ajustado foi de R$ 41,1 milhões, queda de 8,1% em comparação ao segundo trimestre de 2024. A redução da receita refletiu a menor participação de cargas com maior valor agregado no mix, além da entressafra do café e do aumento da proporção de contêineres vazios.
Segundo o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, o TVV inicia uma nova fase de retomada após os investimentos realizados em modernização. “Concluímos um ciclo importante com o retrofit e estamos em plena retomada, com recuperação e ganhos operacionais mensuráveis. Além disso, a nova área no Porto de Vitória, que tem previsão de operação para o final do terceiro trimestre de 2025, ampliará nossas possibilidades de atendimento e reforçará nossa posição como terminal estratégico e multipropósito na região Sudeste”, afirma Paixão.
Transporte Rodoviário de Cargas
O segmento rodoviário, operado pelas marcas Tecmar Transporte & Logística e Tecmar Norte, segue em processo de reestruturação, com foco em ampliar a produtividade e a eficiência. A ROL foi de R$ 136,1 milhões, queda de 7,3% frente ao 2T24, refletindo a redução de volume dos negócios de carga fracionada (Less than Truckload – LTL) e lotação (Full Truckload – FTL). Em contrapartida, houve evolução em indicadores operacionais e comerciais. O nível de serviço subiu 7% frente ao 2T24 e a base de clientes cresceu 9,2% em relação a 2024.
Segundo o Diretor Executivo da Tecmar, Maurício Alvarenga, os avanços demonstram a efetividade do plano de transformação em curso. “A estratégia de turnaround tem avançado com consistência. A melhora no nível de serviço e a expansão da base de clientes demonstram que estamos reconstruindo a atuação rodoviária com foco e eficiência”, finaliza o executivo.
ESG
Com relação à agenda ESG, a Log-In foi recertificada pela Great Place to Work (GPTW) Brasil como um excelente lugar para se trabalhar e conquistou, pela primeira vez, o selo de “segurança psicológica”. Outro marco do trimestre foi a adesão ao Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, iniciativa voltada a empresas comprometidas com a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança. Além disso, o programa Comunidade a Bordo, uma das principais iniciativas sociais da Companhia, completou três anos de atuação, consolidando seu papel junto às comunidades portuárias.
Sobre a Log-In Logística Integrada
A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de nove navios porta-contêineres, com capacidade total de 24.366 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
A Log-In também administra e opera o Terminal de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de um terminal intermodal em Itajaí (SC).
Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário de Cargas, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In especializada no transporte rodoviário: Less than Truckload (LTL), Full Truckload (FTL), Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 armazéns estrategicamente distribuídos e uma frota robusta com mais de 1.300 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil.
Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.
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Autora:
Rafaela Araújo