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segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Automação elimina tarefas repetitivas nas empresas e pode resolver até o inimaginável

CEO da VTCall mostra como pequenas mudanças tecnológicas podem gerar grandes resultados

Rotinas operacionais impedem o crescimento de muitas companhias no Brasil. Funções como registro manual de atendimentos, envio de mensagens repetidas, encaminhamento de chamados, organização de filas e até análise de dados ainda tomam horas de muitas equipes, tempo que poderia estar sendo investido em estratégia ou inovação.

Para Marcio Verderio Tahah, fundador e CEO da VTCall, empresa especializada em comunicação corporativa, seu negócio tem apostado em soluções que não apenas aceleram os seus processos, mas transformam o jeito como é operado no dia a dia “Hoje, a tecnologia já permite automatizar tarefas que antes exigiam supervisão constante”, comenta Marcio. Para ele, o papel é mostrar que automatização não é apenas fazer mais rápido, mas liberar sua equipe para pensar, criar e evoluir.

A seguir, Marcio compartilha aprendizados que podem ajudar corporações que desejam dar os primeiros passos na jornada com sistemas inteligentes.

Mais produtividade e menos retrabalho

Automatizar funções como triagem de chamadas, envio de mensagens automáticas, geração de relatórios e encaminhamento de atendimentos ajuda a reduzir atividades repetitivas, sem comprometer a produtividade. Em vez de resolver demandas simples ou redirecionar solicitações o dia inteiro, o time tem mais espaço para inovar, atender melhor os clientes, propor soluções, antecipar problemas e fortalecer o relacionamento com o público.

“Quando você tira da equipe as tarefas contínuas, o que sobra é criatividade, estratégia e relacionamento. Esse tempo hoje é o maior ativo de uma empresa”, explica Marcio.

A tecnologia é como um aliado

Um erro comum, segundo o CEO, é imaginar que o uso estratégico da tecnologia torna o atendimento impessoal. Mas, quando bem aplicada, ela faz exatamente o oposto “Os sistemas inteligentes quando é muito bem utilizada, traz mais proximidade e uma experiência mais fluida para quem está do outro lado”, comenta.

Na prática, a VTCall aplica inteligência artificial no atendimento por meio de funcionalidades como análise de sentimentos e alertas de palavras sensíveis, como por exemplo, “cancelamento”. Esses termos são monitorados nas gravações das ligações, permitindo identificar interações que indicam risco de perda de cliente. Após o atendimento, o áudio é enviado para a plataforma em um processo semelhante ao envio de mensagens de voz em aplicativos, só então, a transcrição é feita com base em IA. Embora não seja em tempo real, esse sistema permite que a equipe de supervisão aja com agilidade.

Soluções inteligentes para cada segmento

Outro diferencial da VTCall está na capacidade de personalizar as soluções de acordo com o segmento de seus clientes. O negócio atende desde escritórios contábeis, jurídicos e de segurança até clínicas, hospitais, empresas de tecnologia e e-commerces, com fluxos automatizados e integrações específicas para cada operação.

Entre as soluções, destacam-se:

URA inteligente e discadores automáticos para centrais de atendimento; Plataforma omnichannel (VTCall OMNI) com WhatsApp, Instagram, Messenger e Telegram; Transcrição de chamadas, análise de sentimentos e alertas por meio do PABX em nuvem, recursos também aplicados nas conversas via WhatsApp, permitindo identificar rapidamente sinais de insatisfação ou urgência no atendimento e a automação de processos com inteligência artificial (VTCall GO).

A satisfação dos clientes comprova os resultados “A VTCall transformou nossa experiência com telefonia. Hoje temos um sistema estável, confiável e com suporte ágil sempre que precisamos, o que é raro. Nunca perdemos uma gravação sequer, e isso faz toda a diferença para a operação da Antec. ” destaca Ricardo Grillo, da Antec.

No fim das contas, automação empresarial é sobre abrir espaço para que as pessoas se concentrem no que realmente transforma uma organização: ideias e relacionamentos. E com a IA no atendimento ao cliente cada vez mais presente como aliada, o desafio está em aprender a utilizá-la estrategicamente.

Sobre a VTCall

A VTCall é uma empresa com mais de 26 anos de experiência no universo da tecnologia e comunicação, criada com o propósito de transformar o atendimento digital em algo mais eficiente, empático e humano. Ao longo dessa trajetória, tornou-se referência em inovação e liderança no setor, desenvolvendo soluções que unem inteligência artificial, automação e proximidade real com o cliente.

Autora:

Patrícia Lima

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