O escritor capixaba Maxwell dos Santos lançou o romance À margem das letras, obra que denuncia o racismo estrutural e o elitismo intelectual presentes no meio literário brasileiro. O livro está disponível gratuitamente em PDF (https://bit.ly/amargemdasletraspdf) e também pode ser acessado via Amazon e Kindle Unlimited (https://shre.ink/amargemdasletrasamazon).
Literatura como trincheira
Protagonizado por Mariah Lopes, uma jovem autora negra e periférica, o romance apresenta os bastidores de uma feira literária fictícia no Espírito Santo, onde Mariah é convidada a integrar a mesa Narrativas insurgentes. Lá, ela confronta Adrian Mesquita, intelectual branco que simboliza os mecanismos de exclusão do cânone literário.
Em meio a tensões simbólicas e episódios de apagamento, a narrativa convida o leitor a refletir sobre quem tem o direito de escrever, ser lido e ocupar espaços legítimos na cultura. Com lirismo, crítica e potência, o livro dialoga com autoras negras e com experiências reais de silenciamento vividas por escritoras no Brasil.
Sobre o autor
Maxwell dos Santos (1986) é jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público em Cariacica (ES). Editor-chefe do portal Marramaque, é também professor voluntário de Literatura e História em cursinhos populares e atua em projetos de valorização da produção cultural da periferia. Licenciado em Letras pelo IFES, é especialista em Revisão de Textos e Escrita Criativa, cursa bacharelado em Relações Públicas e é mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.
Serviço
Livro: À margem das letras
Autor: Maxwell dos Santos
Disponível em:
– PDF gratuito: https://bit.ly/amargemdasletraspdf
– Amazon e Kindle Unlimited:
Gênero: Romance contemporâneo, literatura negra, crítica social
Autor:
Maxwell dos Santos