9.9 C
São Paulo
quinta-feira, 31 de julho de 2025

Clássico de Edward Albee, “A História do Jardim Zoológico” vai estrear em Porto Alegre com direção de Zé Adão Barbosa

Considerado um clássico da dramaturgia mundial, A História do Jardim Zoológico, de Edward Albee, irá ganhar uma nova montagem gaúcha com direção de Zé Adão Barbosa. A peça estará em cartaz em curta temporada de 8 a 10 de agosto, sexta-feira a domingo, às 20h, no Galpão Floresta Cultural (Rua Conselheiro Travassos, 541 – Floresta, Porto Alegre). Os ingressos estão à venda na plataforma EntreAtos (https://www.entreatosdivulga.com.br/zoo).

   O elenco é formado por dois jovens talentos: Leandro Dias e Rafael Cassol. Na trama, Peter (Leandro) é um executivo editorial que está lendo em seu banco favorito no Central Park, em Nova York. De repente, ele é abordado por um estranho chamado Jerry (Rafael), que entra anunciando: “Eu fui ao zoológico”. Jerry está decidido a reivindicar o banco para si e começa a investigar profundamente a vida de Peter levando a um final surpreendente.

   A obra foi dirigida por Marcos Barreto em 1994, em Porto Alegre. Zé Adão Barbosa interpretou Jerry e, pela atuação, ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Ator. “O difícil foi fugir da maravilhosa direção do Marcos Barreto. Mas é interessante criar a minha própria visão do texto e, principalmente, do personagem que foi um dos mais importantes da minha carreira”, explica Zé Adão Barbosa. 

   A nova versão terá a trilha sonora original criada por Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, na década de 1990. A ficha técnica conta ainda com iluminação de Vicente Vargas, fotos de Daniel Jainechine e produção da Bigorna Produções

> O AUTOR E O TEXTO: 

   Edward Albee escreveu The Zoo Story em 1958. A peça foi apresentada pela primeira vez na Alemanha no ano seguinte durante o Festival de Berlim. O texto então apareceu no circuito off-brodway no Provincetown Playhouse durante o inverno de 1960. Na crítica doThe New York Times , The Zoo Story foi considerado no mesmo nível de Krapp’s Last Tape (A Última Gravação de Krapp), de Samuel Beckett, que estava em cartaz junto com The Zoo Story em uma sessão dupla.  Os temas centrais da peça — fragmentação, alienação e isolamento — levaram muitos críticos a classificar a criação de Albee como uma obra-prima da dramaturgia contemporânea. Ele é autor que outras obras de sucesso, como Quem tem Medo de Virginia Woolf, adaptada para o cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton, e Três Mulheres Altas, que recebeu três vezes o prêmio Pulitzer — em 1967, 1975 e 1994. O ator Marco Nanini foi o primeiro ator a montar a peça no Brasil em 1978. 

FICHA TÉCNICA: 

Direção: Zé Adão Barbosa; Trilha Sonora Original: Thedy Correa; Elenco: Rafael Cassol e Leandro Dias; Iluminação: Vicente Vargas; Fotos: Daniel Jainechine; Produção: Bigorna Produções

> SERVIÇO:

QUANDO: 08, 09 e 10/08, sexta-feira a domingo, às 20h. 

ONDE: Galpão Floresta Cultural (Rua Conselheiro Travassos, 541 – Floresta, Porto Alegre)

QUANTO: De R$ 30,80 a R$ 61,60

INGRESSOS ON-LINE: https://www.entreatosdivulga.com.br/zoo

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

DURAÇÃO: 70 minutos

Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, assina a trilha sonora original do espetáculo — foto: Daniel Jainechine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio