12.2 C
São Paulo
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Juliano Juba lança “Cumbuca”, MPB de raízes ancestrais

Faixa dá nome ao próximo álbum do artista e chega ao streaming pelo selo Letra & Música

Músico, compositor e produtor, Juliano Juba é um artista cuja trajetória reflete a riqueza cultural do Brasil. Carioca da Zona Norte radicado em São Paulo, ele tem buscado revisitar as raízes da MPB ao olhar a ancestralidade presente no cotidiano e em sua própria vida com as canções do álbum Cumbuca. Após “Nheengatu”, onde refletia como o passado forma o futuro da sociedade, ele traz essa discussão para um nível pessoal na faixa-título do álbum.

Ouça “Cumbuca”: https://ditto.fm/cumbuca

Assista ao lyric video “Cumbuca”: https://youtu.be/gC6JFqZp_Yk 

Abrindo os caminhos com fé e celebrando as religiões de origem africana, Juba busca nas raízes dos nomes comuns brasileiros as encruzilhadas que nos encontramos e nos separamos em esperanças e objetivos.

O artista cresceu em meio a diversas influências musicais. Seu convívio com grandes nomes do samba, aliado à imersão nos bailes funk, moldou uma sonoridade única, transitando entre samba, soul, funk, salsa e samba-rock. Esse ecletismo se tornou a essência do seu trabalho autoral, cujo homônimo álbum de estreia, de 2013, foi relançado recentemente no streaming pelo selo Letra & Música, co-fundado por ele e pela parceira Valeria Sattamini.

Assista ao lyric video “Nheengatu”: https://youtu.be/5SzTenPjq0A 

Ouça Juliano Juba: https://ditto.fm/juliano-juba 

Autor de três músicas da trilha sonora do filme “Dois Perdidos numa Noite Suja”, de José Joffily, Juba foi reconhecido com o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado, em 2002. Além disso, integrou o elenco do filme “Apolônio Brasil, Campeão da Alegria”, dirigido por Hugo Carvana. Ambos os projetos contaram com a direção musical de David Tygel. 

Também fez parte do projeto Geografia da Palavra (Minc/Funarte), liderado por Antonio Abujamra e com supervisão musical de Marcello Amalfi, onde compôs a trilha sonora do espetáculo “Os Possessos”, baseado na obra de Dostoiévski. Suas composições também ganharam destaque na voz de outros artistas, como “Na Velha Vila”, gravada por Claudio Birra e Marcelo D2. 

Atualmente, Juba e Valeria Sattamini gerenciam o selo Letra & Música. A label nasce com a missão de dar visibilidade a talentos nacionais e fortalecer o Brasil no cenário da world music, unindo a tradição da MPB a influências latinas, alternativas e eletrônicas. Os lançamentos para 2025 incluem o álbum conjunto L0S2, com cinco faixas divulgadas, além do projeto infantil A Farra do Pato Rouco, criado por ele, cujos singles são os maiores destaques do canal do selo no YouTube, ultrapassando 250 mil visualizações.

Assista ao lyric video “A Farra do Pato Rouco”: https://youtu.be/U_9RkgM2dII

Assista ao lyric video “Teu Sinal”: https://www.youtube.com/watch?v=CoiArtE3HNs 

“Cumbuca” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Siga Letra & Música:INSTAGRAM / YOUTUBE
Assista ao lyric video “Cumbuca”

Autoria:

HQ Music

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio