11.6 C
São Paulo
quarta-feira, 2 de julho de 2025

Cidade inteligente: Itajaí passa a monitorar 100% da iluminação pública com tecnologia que reduz falhas e economiza energia

Município modernizou 23,7 mil pontos de luz com tecnologia de telegestão, permitindo controle remoto, economia de energia e manutenção mais ágil.

Itajaí concluiu a modernização de seus 23.773 pontos de luz com a implantação de um sistema inteligente de telegestão. Agora, cada luminária da cidade pode ser monitorada em tempo real, o que permite identificar falhas automaticamente, ajustar o nível de iluminação conforme a necessidade e garantir mais segurança para a população. 

A tecnologia, viabilizada por meio da rede da TIM e da plataforma da M2M Telemetria, foi implantada pela QLuz Itajaí, concessionária liderada pela empresa Quantum Engenharia.

Tecnologia que beneficia toda a população

Além de ampliar a segurança da população, com ruas e avenidas mais bem iluminadas, o sistema também reduz custos operacionais e contribui com a sustentabilidade urbana ao evitar desperdícios de energia.

“A população é a maior beneficiada com esse avanço. A iluminação pública é essencial para a segurança, para a mobilidade e para a qualidade de vida nas cidades. Com a telegestão, conseguimos manter a cidade sempre bem iluminada, ter mais agilidade e ainda gerar economia para os cofres públicos”, destaca José Edivaldo de Sales Silva, gerente da concessionária QLuz Itajaí.

O modelo também contribui para os compromissos ambientais do município ao usar recursos tecnológicos e apoiar políticas de sustentabilidade urbana.

Como funciona

Com a tecnologia, a cidade recebe um sistema inteligente que permite identificar automaticamente falhas nas luminárias, controlar remotamente cada ponto de luz e otimizar o consumo de energia. 

A comunicação entre os dispositivos é feita por meio da tecnologia NB-IoT (Narrowband-IoT), operando sobre a rede 4G da TIM. Essa solução se destaca pelo baixo consumo energético e maior alcance de sinal, o que garante eficiência e autonomia dos dispositivos.

A gestão do sistema é feita por uma plataforma em nuvem, fornecida pela M2M Telemetria, que permite acompanhar o funcionamento de cada luminária, ajustar níveis de iluminação conforme a demanda e gerar alertas automáticos em caso de problemas como quedas de energia ou falhas nos equipamentos.

“Com a telegestão, eliminamos a necessidade de rondas manuais para checar os pontos de luz, ganhamos agilidade na correção de falhas e ainda otimizamos o consumo energético nos horários de menor movimento”, explica José Edivaldo de Sales Silva, gerente da concessionária QLuz Itajaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio