16.4 C
São Paulo
quarta-feira, 4 de junho de 2025

Histórias que transformam: projeto “Possível Mundo” encerra circulação em SC com 30 apresentações 

 Iniciativa leva arte, leitura e sustentabilidade a escolas públicas do interior catarinense e amplia alcance com campanhas digitais e envio a bibliotecas estaduais

Encerrando uma jornada marcada por emoção, encantamento e consciência ambiental, o projeto Possível Mundo – Histórias infantis inspiradas nos ODS concluiu sua circulação pelas escolas públicas do interior de Santa Catarina com um impacto expressivo: 30 apresentações teatrais gratuitas, produção de  5 mil livros infantis  e um público de mais 2.000 espectadores diretamente envolvido em quatro municípios: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Celso Ramos e Campos Novos.

Idealizado pelos produtores culturais Ligia Ferreira e Flávio Araújo, o projeto uniu teatro, literatura e educação ambiental para apresentar de forma lúdica e acessível os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao longo de um mês de atividades, estudantes e professores foram convidados a imaginar um mundo mais justo e equilibrado, por meio de histórias que se passam no planeta azul dos Onamuh, onde não há pobreza, fome ou desigualdade, e onde a paz e a preservação da natureza são valores coletivos.

“Acreditamos na arte como um instrumento de transformação. A cada encontro, percebemos o quanto as crianças e jovens se conectaram com os temas e refletiram sobre o mundo que desejam construir”, destaca Ligia, que também assina a dramaturgia e atuação no espetáculo.

Além das ações presenciais, o projeto amplia agora seu alcance com novas frentes de acesso à obra: exemplares do livro Possível Mundo foram enviados para bibliotecas públicas estaduais de Santa Catarina e do Paraná, fortalecendo o compromisso com a democratização da leitura e a continuidade pedagógica dos temas abordados. Outra novidade são campanhas de distribuição gratuita nas redes sociais, disponíveis no Instagram do projeto (@possivelmundo), que convidam famílias e educadores a solicitarem o livro e multiplicarem a experiência em diferentes contextos.

O livro conta com versão em audiodescrição, para portadores de deficiência visual,  podendo ser acessado em https://www.viravoltacultural.com.br/possivel-mundo. Outra medida de acessibilidade do projeto foi a realização de 9 apresentações com a presença de intérprete de libras no município de Campos Novos.

Natural de Blumenau (SC) e com mais de 18 anos dedicados à arte e à infância, Ligia Ferreira é reconhecida por obras que entrelaçam imaginação, empatia e consciência cidadã. Autora de dois livros infantis e com mestrado em Teatro, a artista vê em Possível Mundo um ponto de maturidade criativa e de profundo diálogo com os desafios contemporâneos.Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto contou com patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A., produção de ViraVolta Cultural e é uma realização da FCNA Produções e do Ministério da Cultura/  Governo Federal. 📚 Mais informações e campanhas de distribuição: @possivelmundo

Autora:

Carla Lins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio