Há quem pense que são todas iguais, mas alguns fatores merecem cautela
São Paulo (SP), maio de 2025: Ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, as lavanderias de autosserviço estão presentes em diferentes regiões do País. Por meio de um modelo que oferece custo reduzido e maior autonomia dos consumidores, principalmente dos mais jovens, essa modalidade cresce graças à verticalização de grandes centros. Do ponto de vista do investidor, é uma oportunidade para quem deseja abrir um negócio com baixo custo operacional, por conta do formato enxuto, com pouca necessidade de equipe fixa, gestão simplificada, já que as operações são automatizadas e o controle é feito de forma remota nos equipamentos. Além disso, há uma alta demanda pelos serviços e é escalável, sendo fácil de replicar em outros bairros ou cidades. Mas e para o consumidor? Como saber qual marca é a mais indicada para a higienização de diferentes peças?
Antes de entender melhor essa questão, vale listar quais as vantagens ao optar por uma lavanderia de autosserviço no Brasil. Essa modalidade oferece liberdade e praticidade, já que o próprio cliente realiza a lavagem e a secagem das roupas, no tempo dele, sem depender de atendentes. Além disso, trata-se de um processo mais ágil, pois o ciclo completo costuma durar entre 60 e 90 minutos, sendo muito mais rápido do que os serviços tradicionais. Os preços são mais baixos em comparação às lavanderias convencionais, com pacotes mais econômicos. Já o espaço, geralmente, tem funcionamento estendido ou 24h, permitindo uso fora do horário comercial, e com localização próxima a supermercados, academias e universidades.
Segundo Fábio Roth, fundador do Grupo FROTH, detentor das marcas 5àsec e LavPop, um dos pontos que merece atenção é a infraestrutura oferecida aos clientes, já que é indispensável ter equipamentos industriais que lavam e secam com maior eficiência do que máquinas domésticas. “Os produtos utilizados também se tornam um atrativo durante a higienização das peças. No caso das lojas da LavPop, por exemplo, utilizamos detergente profissional e amaciante, além de um exclusivo produto desengraxante que aumenta a eficiência da limpeza e a remoção de sujeira das roupas. Vale ressaltar que os insumos são biodegradáveis e não prejudicam o meio ambiente. Ou seja, o consumidor tem uma experiência diferenciada com o resultado que é considerado superior ao que ele teria com maquinário e produtos geralmente usados em casa”, ressalta o também CEO da 5àsec no Brasil.
O controle de temperatura dos ciclos também é um diferencial, já que auxilia na retirada de sujidades tanto dos itens quanto da máquina. Para os consumidores que gostam de marcas comprometidas com questões voltadas ao ESG, vale observar se as lavanderias possuem processos eco-friendly que garantem economia de água e energia, como é o caso da LavPop.
“Adotamos um sistema exclusivo de wetcleaning, com tecnologia própria que aumenta a eficiência na limpeza e conservação das roupas processadas. Além disso, temos um controle rigoroso do que pode ou não ser lavado nas máquinas, que passam por uma desinfecção a cada ciclo. Digo isso, pois em muitas lavanderias de autosserviço é comum ver pessoas utilizando os equipamentos para lavar itens de pet, por exemplo. Mas e se a peça está com resquícios de fezes, urina e pelos, isso pode ficar no maquinário e prejudicar a limpeza dos próximos clientes. São pontos que devem ser observados sempre antes de optar por uma marca”, explica Fábio Roth.
A LavPop by 5àsec foi lançada em 2022 e tem expandido rapidamente a presença da rede no mercado brasileiro, oferecendo uma alternativa democrática e acessível para o cuidado com as roupas. A marca utiliza o know-how da 5àsec, adaptado ao setor de autosserviço, que vem ganhando destaque no Brasil. Utilizando produtos exclusivos produzidos com a mais alta tecnologia do setor, os serviços oferecem eficácia e eficiência superiores, diferenciando-se no mercado mundial.
Sobre a LavPop:
A LavPop by 5àsec, lançada em 2022, é a marca de lavanderia autosserviço do Grupo FROTH, líder no setor de lavanderias. Desde sua criação, a LavPop tem expandido rapidamente a presença da rede no mercado brasileiro, oferecendo uma alternativa democrática e acessível para o cuidado com as roupas. A marca utiliza o know-how da 5àsec, adaptado ao setor de autosserviço, que vem ganhando destaque no Brasil. Assim, a franquia possui um sistema exclusivo de wetcleaning, com tecnologia própria que aumenta a eficiência na limpeza e conservação das roupas processadas. Utilizando produtos exclusivos produzidos com a mais alta tecnologia do setor, os serviços oferecem eficácia e eficiência superiores, diferenciando-se no mercado mundial. Atualmente, são mais de 80 lojas em todo o Brasil.
Autora:
Marcela Baptista