Imperdível! Nesta terça-feira, a partir de 17h, a Universidade Candido Mendes abre as portas, em Ipanema, para exposição artística inédita, “A Verdade do Gesto”, que reúne obras de dois artistas renomados, Márcio Atherino e Kakati de Paiva. Apesar de técnicas, práticas e poéticas distintas, os artistas encontraram no gestual seu ponto de partida para essa exposição conjunta na Galeria de Arte Maria Lourdes Mendes de Almeida. Denise Araripe, artista plástica, é curadora das galerias de arte da Universidade Candido Mendes, responde pela curadoria desta exposição na Candido Mendes. A exposição contará com seis pinturas de Márcio Atherino, em acrílico sobre tela, e nove pinturas de Kakati de Paiva, em acrílico e esmalte, sobre tela. Os artistas também mostrarão obras em papel Canson, 200gr, que estarão disponíveis à apreciação, sob consulta. O texto crítico é de Alexandre Marucci, e a exposição estará aberta para visitação de 7 a 29 de maio de 2025, de segunda a sexta-feira, sempre das 13h às 18 horas. Entrada franca. Local: Universidade Candido Mendes; Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro.

Márcio Atherino, que vive e trabalha no Rio de Janeiro, é economista e trabalhou no mercado financeiro, entregando-se mais tarde às artes plásticas. Estudou no Parque Lage e participou de curso intensivo no atelier de Charles Watson. Participou de várias exposições individuais e coletivas, e suas obras já foram adquiridas por colecionadores no Brasil e no exterior.
Segundo a curadora Denise Araripe, “se o gesto em Atherino é contínuo e pleno de pulsão, o do Kakati Paiva passa por uma cautelosa e reflexiva busca da harmonia”. Essa dualidade de abordagens cria um diálogo interessante entre as obras desses artistas, que desafiam limites e expandem os horizontes na arte contemporânea brasileira. Com universos distintos, mas igualmente potentes, Atherino e Kakati dialogam entre si por meio de cores, texturas e formas que provocam o olhar a uma reflexão.
Kakati Paiva nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde vive e trabalha. Observando sua trajetória, a partir de 1990, ele fez sua formação artística na Escola de Artes Visuais (EAV RJ). Em 1999 realizou sua primeira exposição institucional no Centro Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro, e ainda nesse ano, classificou-se para participar no ano seguinte de sua primeira exposição internacional coletiva: “2000 Reasons to Love the Earth”. Em 2012, Kakati realizou sua primeira exposição individual internacional, “Tangences”, na Galerie Ricardo Fernandes (Paris), e também participou da mostra “Novas Aquisições – Gilberto Chateaubriand 2011/12”, passando a fazer parte do acervo do MAM-RJ. Ele ampliou suas viagens de trabalho por muitas cidades no exterior, a exemplo de Buenos Aires, onde recebeu o prêmio “Troféu Leonardo da Vinci”.
Autor:
Alberto Corona