18.3 C
São Paulo
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Empreender no mercado de pizzarias: o que faz o setor crescer?

De acordo com o levantamento produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado de pizzarias, o segmento registrou crescimento de 11,55% no Brasil em 2023, comparado ao ano anterior. Essa expansão pode ser atribuída a uma série de fatores, como o desejo por indulgências gastronômicas, a democratização do acesso ao alimento e  a busca por conveniência. Além dos fatores comportamentais, o setor também está em constante profissionalização, abrindo espaço para o avanço das redes de franquias. Segundo a Pesquisa Setorial Apubra 2024, realizada em parceria com a Gallunion, consultoria especializada em foodservice, 11% das operações ativas estão no sistema de franchising. 

Consolidada como um dos pratos mais populares do mundo, a pizza não apenas se mantém relevante no cardápio dos brasileiros, como também se adapta às novas demandas do consumidor moderno, impulsionando o mercado, seja com opções populares e acessíveis até experiências gastronômicas premium. A pizza atende tanto ao grande público quanto a nichos específicos, como consumidores veganos, vegetarianos ou pessoas com restrições alimentares. Além disso, o apelo emocional e sensorial do produto também é essencial para esse crescimento do setor, pois a pizza se enquadra no conceito de “comfort food“, sendo associada ao prazer e bem-estar. 

Se antigamente essa delícia estava restrita ao fim de semana, agora aparece de forma recorrente no dia a dia dos consumidores. A praticidade de consumir uma redonda  em casa, no trabalho ou em eventos, com a família ou os amigos, conquista a todos os públicos e se adapta à rotina moderna. Nesse cenário, a expansão do delivery fortalece ainda mais a presença das pizzarias no mercado, principalmente quando a tecnologia desempenha o seu papel integrando o uso de aplicativos de pedidos, plataformas de pagamento e de entrega rápida. A utilização das redes sociais para divulgação de sabores e de redes contribui para ampliar o alcance e a eficiência das operações.

Mesmo com milhares de pizzarias ativas em todo o país, o setor ainda oferece oportunidades para quem quer abrir o próprio negócio, especialmente em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) aponta que, em 2024, o PIB dessas regiões cresceram 2,5%, 4,5% e 5,1%, respectivamente.

Vale lembrar que esses novos negócios já surgem com a perspectiva de serem longevos, isso porque o estudo da Apubra também mostra que 54% das pizzarias estão ativas há mais de 10 anos, e 25% operam há mais de cinco anos, mantendo-se como uma das preferidas no mercado de food service.

O cenário atual demonstra que o setor de pizzarias continuará em expansão nos próximos anos, apresentando como principal desafio aos empreendedores a manutenção da qualidade do produto. Além disso, investir em diferenciação e estar atento às mudanças de comportamento do consumidor são ações que ajudam a garantir a relevância e a longevidade do negócio. 

Autor:

Leandro Goulart é presidente da APUBRA Associação Pizzarias Unidas do Brasil para o biênio 2024/2025, e desde 2010 tem se destacado no setor de pizzarias, com foco no comando da T2P, uma pizzaria localizada em Osasco. Empreendedor visionário, Leandro atua ativamente para compreender o comportamento do mercado e auxiliar outros empresários a se posicionarem estrategicamente nesse segmento. Membro da APUBRA desde 2017, desempenhando um papel crucial na representação e no fortalecimento do setor. Seu trabalho vai além do empreendedorismo, pois ele busca constantemente compartilhar sua experiência para apoiar o crescimento de outras pizzarias no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio