14.1 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Criança autista consegue na Justiça de Cotia imediato tratamento multidisciplinar

A Justiça de Cotia, no interior de São Paulo, acaba de determinar que a operadora Notre Dame Intermédica inicie, de imediato, em sua rede credenciada, as intervenções necessárias para o menor Gabriel de Souza Leite, de três anos e dez meses de idade, sob pena de arcar com todas as despesas com médicos e terapeutas particulares.  A mãe, Beatriz de Souza Leite, conta que depois de ter consultado médico e clínicas para atendimento multidisciplinar, do convênio, concluiu que os serviços disponibilizados para seu filho, não atendiam às recomendações da ABA – Análise do comportamento Aplicada – Applied Behavior Analysis, em inglês; um reconhecido método para tratamento de Autismo, utilizado por terapeutas de várias áreas. “Comecei um curso ABA para me capacitar nos cuidados com Gabriel e constatei que precisaria de um diagnóstico melhor e mais horas de aplicação de tratamento multidisciplinar, o que não foi oferecido pelo convênio. Tivemos de levá-lo a uma neuropediatra particular, que recomendou um tratamento intensivo, quase 50 horas semanais, para que meu filho consiga desenvolvimento efetivo, se torne mais independente e com mais habilidades, que atualmente não possui, como a comunicação verbal. ”

 De acordo com Beatriz, antes dos cinco anos as crianças possuem uma neuroplasticidade maior do cérebro e depois desta idade a capacidade de aprendizado vai caindo. “Estou correndo contra o tempo. O plano de saúde foi sentenciado a oferecer tudo o que o Gabriel precisa, mas ainda não se manifestaram para dar início ao tratamento complementar, ” desabafa a mãe.  

Gabriel foi diagnosticado com nível 2 do Transtorno do Espectro Autista (TEA), CID F84, e se não for tratado corretamente pode ficar ainda mais dependente e sem algumas habilidades. A psicóloga, Jéssica Fernandes Coelho, coordenadora do Instituto Singular, que trata do Gabriel  há um mês e é  especialista no método ABA, diz que sempre esbarram na falta de capacidade de planos de saúde para dar atendimento adequado para os pacientes e reitera a necessidade de intervenções o quanto antes, com número de horas recomendado pela ciência, para que a criança atinja um nível de habilidades, que  permita que estude, faça as atividades corriqueiras e no futuro possa trabalhar e viver normalmente.

O atendimento multidisciplinar intenso e prolongado é essencial no desenvolvimento das habilidades e da interação social, garantido pela Lei nº. 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além da Portaria nº 324/2016, do Ministério da Saúde e decisões judiciais em todo o país têm exigido o cumprimento destas leis e trazido mais esperança aos familiares de pessoas com TEA.

Em sede de liminar, o juiz da vara cível de Cotia, Alexandre Aiba Aguemi, determinou que empresa Notre Dame Intermédica preste cobertura integral ao tratamento indicado pelo médico, sob pena de multa diária em reais em caso de descumprimento.

 Segundo o advogado da família, Carlos Henrique Bastos da Silva, o autismo é um quadro crônico do neurodesenvolvimento, e que demanda tratamento intensivo, que se não realizado, acarreta a piora do quadro e aumenta os prejuízos da criança. “Esta insensibilidade geral quanto à situação dos autistas não pode ficar restrita às famílias, e merece atenção de toda sociedade”, completa o advogado.

Fontes para mais informações :Advogado Carlos Henrique Bastos da Silva – celular 1198219-7079

Beatriz de Souza Leite – mãe do Gabriel – Celular 11 97567-1164

Jéssica Fernandes Coelho – Psicóloga do Gabriel  – celular 11 99592-1169

Imagens :

 1 – Beatriz de Souza Leite com o filho, Gabriel. “É uma corrida contra o tempo. Gabriel necessita de quase 50 horas de terapia de várias áreas e o plano só autorizava cerca de 4 horas. Por isso entramos com o pedido judicial”

2 – Carlos Henrique  Bastos da Silva, advogado da família. “ O juiz da vara cível de Cotia, Alexandre Aiba Aguemi, determinou que empresa preste cobertura integral ao tratamento indicado pelo médico, sob pena de multa diária em reais em caso de descumprimento”

3 – Jéssica Fernandes Coelho, especialista no método ABA,  Psícologa do Gabriel  – celular 11 99592-1169

Autora:

Denise Capeleti, jornalista.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio