Se uma coisa pode dar errado, dará! (Lei de Murphy)
Cansado de passar o dia a ler jornais, assistir noticiários da TV, ver reprises de séries cujas falas sabe de cor e percorrer 0,6 quilómetros na esteira, Eleazar Adão está pronto para desistir de casar, ser rico e famoso.
Bem formado e correto, nunca fez sucesso com mulheres, investimentos ou negócios. Calvo precoce e acima do peso, fez tratamentos para o couro cabeludo e todo tipo de dieta. Privou-se de alimentos e testou inibidores de apetite, sem sucesso. Seu analista tentou identificar as causas dos problemas de relacionamento, mas suicidou-se e deixou mensagem pondo a culpa nele. Leu tudo sobre técnicas de paquera. Fez aulas de dança de salão e descobriu que tem “dois pés esquerdos”. Inscreveu-se em sites de namoro e ficou meses sem retorno. Leu e estudou empreendedorismo e investimentos para se tornar um empresário rico. Nada dava certo.
Seu pai enricou cedo e enviuvou jovem. Desde então, gastou uma nota com mulheres. Eles não se dão muito bem e quando Eleazar Adão questionava as moças caras, o pai argumentava que, na sua idade, ou é cara, ou é coroa. O filho dizia que seria bem sucedido em qualquer atividade e o pai o incentivava com frases tipo: Não deixe para desistir amanhã o que você pode desistir hoje. Nunca desista de um ideal; persiga-o até dar tudo errado. Só dará errado se você tentar. Mas a palavra Fracasso não existe no seu dicionário. Aliás, ele nem tem dicionário.
O tempo passou e o cabelo continuou caindo sem piedade. Ele abriu mão de delícias gastronômicas, mas nunca atingiu o peso ideal para sua altura e idade. Teve poucos namoros que nunca chegaram a durar três meses, pois quer se casar logo e elas caem fora. Montou vários negócios e alguns faliram antes mesmo do lançamento. Parou de telefonar, mandar mensagens, convidar pessoas para festas e descobriu que o amigo era só ele, não os outros.
Metódico e focado, a cada fracasso Eleazar Adão analisa e anota o que deu errado. Foi entrevistado sobre Fracasso Pessoal e pensou em se tornar palestrante. Porém, baixo, gordinho, careca e carisma zero, a carreira de coach durou uma palestra, ou 80% de uma palestra, pois ninguém fez perguntas.
Na UTI, Eleazar jurou ao pai que não morreria antes se casar, ser famoso e milionário, mas o velho já não podia rir. Bateu as botas e deixou metade da grana para o filho, garantindo renda modesta.
Dizem que os ingredientes do fracasso do homem são: mulher bonita, filho de outro pai e um Marea Turbo. Assim é Eleazar Adão. A mulher era Eva Dias, uma ficante que em 6 meses o trocou pelo seu pai. Ela gosta do rapaz e quis ajudá-lo. Quando o velho se foi e ela herdou a outra metade da grana, convocou ex-namoradas de Adão para um Grupo de Foco, para analisar problemas e como superá-los, mas ninguém compareceu.
Eva não desistiu. Acessou o Aplicativo Piriguetes Sem Fronteira e contratou Suzi, uma linda e cara garota de programa que concordou em se deixar seduzir sem revelar a profissão. Eva pagou 50% e prometeu o saldo para após o “serviço”, com generosa gorjeta, a depender do resultado. Marcaram encontro num barzinho e Eva Dias acompanhou a paquera discretamente.
Após 40 minutos de embromação, Eleazar Adão e a piriguete deixaram o barzinho. Suzi sorriu e fez sinal de positivo para Eva, que pediu outro drinque para aguardar o desfecho, mas a moça voltou em 20 minutos, sozinha e nervosa. Devolveu os 50% e pediu para nunca mais procura-la.
Eleazar reuniu seus pertences para tocar fogo em tudo, mas notou os cadernos de observações sobre fracassos e teve uma ideia. Sistematizou os escritos, criou Blog, canal no Youtube e contratou Charlote, uma bonita e competente revisora de textos.
Muita coisa mudou em suas vidas. Eles se casaram, mergulharam no trabalho e em pouco tempo a coletânea estava finalizada: Estratégias para o Sucesso e suas Falhas: amor, negócios e dietas. Charlote, péssima cozinheira, levou os originais para o editor enquanto Eleazar foi para o Pronto Socorro, com quadro de intoxicação alimentar.
Os livros e o Canal fizeram sucesso. Charlote sabe das coisas e muita grana estava a caminho. Eleazar Adão deixou o hospital e foi conduzido a um salão decorado com finos arranjos florais onde o lugar principal o aguardava. Num pedestal, em vez da foto, um enorme cheque com muitos zeros antes da vírgula. Toda a imprensa especializada compareceu para cobrir o ato.
Havia muitas cadeiras, mas só 3 ocupadas: Eva, Suzi e Charlote, as únicas no velório. Eva lembrou que Eleazar Adão cumpriu o juramento: casar, ser famoso e milionário. Bom garoto! Pena que o coma não permitiu usufruir. Sorte de Charlote, que herdou os direitos autorais e foi morar com Suzy. Para as três amigas, vida que segue!