Séries produzidas para Roca Cerámica e a Incepa valorizam a beleza da madeira, em suas diferentes faces para os mais diversos estilos de projetos residenciais
![]() |
Série Madero, da Roca Cerámica| Imagem: Divulgação Roca Cerámica |
Em 2025, a madeira, em seus diferentes aspectos, seguirá como um dos materiais listados quando o assunto é propiciar uma conexão mais próxima com a natureza e alcançar as tão almejadas sensações de aconchego e bem-estar nos ambientes. Entre os elementos naturais, ela é unanimidade por suas características que envolvem desde as particularidades inerente às espécies como os veios, tonalidades e as imperfeições que as tornam singulares, assim como cada ser humano. Além do mobiliário, os revestimentos amadeirados são as decisões certas para pisos e paredes.
Com o advento da indústria cerâmica, essa aplicação não é mais sinônimo da utilização do material natural: as marcas Roca Cerámica e Incepa, ambas da Roca Brasil Cerámica, empresa do Grupo Mexicano LAMOSA, elevam o que há de mais moderno e original quando o assunto é especificar o porcelanato com a aparência de madeira.
Com a reprodução fidedigna das séries que compõem o portfólio das marcas, os benefícios de substituir a madeira em sua versão nativa são inúmeros. Um deles, evidentemente, está relacionado à questão sustentável pela preservação das espécies presentes em seus habitats de origem, mas os benefícios vão mais adiante.
Os porcelanatos amadeirados da Roca Cerámica e Incepa permitem o constante exercício das nossas atividades sensoriais, pois além de admirar a beleza rústica trazida em cada peça, eles são um convite para o toque, seja ao deslizar a mão e perceber as rugosidades – fruto da altíssima tecnologia de impressão HD que a Roca Brasil Cerámica investe em processo fabril –, como pelo prazer de andar descalço e se deixar levar pela ideia de caminhar sobre a forma orgânica do material.
Ademais, a versatilidade, já que algumas séries podem compor até ambientes úmidos e externos, a durabilidade e o design que cabe em todos os projetos fazem dos porcelanatos os queridinhos quando o assunto é revestimento amadeirado.
Veja as inspirações da Roca Cerámica e da Incepa para os projetos:
Referências do design dinamarquês
Minimalismo, tons neutros e uma estética limpa e descomplicada que transita entre o rústico e contemporâneo são as inspirações da Roca Cerámica para a Série Alvor. Disponível nas dimensões 16 x 120 cm e 30 x 120 cm e nos acabamentos Mate (áreas internas secas) e ABS (áreas externas), a peça tem espessura Slim de apenas 7mm, reconhecida como a menor lâmina do mercado por seus atributos de praticidade, leveza e facilidade para cortar.
![]() |
Série Alvor, da Roca Cerámica | Imagem: Roca Cerámica |
A busca pelo natural
A Série Madero, da Roca Cerámica, valoriza a simplicidade e essência dos elementos orgânicos utilizados na decoração. As peças apresentam acabamento de superfície Mate (Madero Canary, para áreas internas secas) e ABS (Madero Ambar, para áreas externas). Ambas as versões contam com espessura de 7 mm e encontradas nas medidas de 20 x 120 cm.
Outra aposta é a Série Vernon, também da Roca Cerámica, que com seu estilo versátil se adequa a todos os estilos – seja com abordagem rústica ou contemporânea –, para aplicação em pisos ou paredes de áreas internas ou externas, além de possibilitar a integração visual de áreas com diferentes usos. Disponível nas dimensões 30 x 120 cm e com 7 mm de espessura.
![]() |
Série Vernon da Roca Cerámica | Imagem: Divulgação Roca Cerámica |
Efeito rústico
Os tons mais escuros e com estética envelhecida da madeira denotam o estilo rústico bastante buscado para os projetos. A Série, Devon da Incepa, se adapta em todos os espaços. O porcelanato está disponível no tamanho 20 x 120 cm, é oferecido com acabamento acetinado para áreas internas secas e ABS, com superfície áspera, para as áreas externas.
![]() |
Série Devon da Incepa | Imagem: Divulgação Incepa |
Sutileza e calma dentro de uma leitura sofisticada (até mesmo para quartos infantis): Série Amazon, da Incepa, retrata a naturalidade dos tons de marrom e bege em peças de porcelanatos de 20 x 90 cm e acabamento acetinado.
![]() |
Série Amazon da Incepa| Imagem: Divulgação Incepa |
Ícones vanguardistas
Em um mundo onde a estética é constantemente redefinida e reinventada, os porcelanatos que reproduzem clássicos da madeira permanecem como pilares. Por isso, as séries Arbol, com a elegância das tábuas de nogueiras enceradas e Cherry, com um escurecimento mais tradicional, da Incepa, se consolidam como escolhas atemporais.
Com espessuras 7 mm, Arbol é fabricada nas medidas de 20 x 120 cm e acabamento acetinado para áreas internas secas, além do ABS, para espaços externos. Já Cherry são encontradas das dimensões de 20 x 90 cm e indicados para áreas internas secas.
![]() |
Série Arbol da Incepa| Imagem: Divulgação Incepa |
![]() |
Série Cherry da Incepa| Imagem: Divulgação |
‘Ripadinho’
A Série Mosaico Piemonte, da Roca Cerámica, eleva o revestimento de paredes a um outro patamar com o ripadinho no formato de 25 x 45 cm perfeito para compor faces internas e externas.
![]() |
Série Mosaico Piemonte da Roca Cerámica | Imagem: Divulgação Roca Cerámica |
Sobre a Roca Brasil Cerámica
A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.
Autora:
Heloisa Vieira