A instabilidade climática gera atraso no andamento de uma obra. O seguro garantia protege financeiramente a empresa contratada caso prazos não sejam cumpridos.
O seguro garantia é um tipo de seguro cuja finalidade é garantir o cumprimento das obrigações contratuais entre duas partes. Sua contratação é comum em contratos de construção civil, fornecimento de bens e serviços e outros, seja na esfera pública ou privada.
Após a contratação, torna-se responsabilidade da seguradora o pagamento de indenizações ao segurado em cenário que a empresa prestadora de serviços não cumpre com suas obrigações contratuais. Dessa forma, o seguro garantia oferece maior segurança para ambas as partes envolvidas, minimizando os riscos de inadimplência ou quebra de contrato.
Como a crise climática afeta uma construção civil
Nos últimos tempos, a imprevisibilidade climática no Brasil vem aumentando, o que também causa um aumento na quantidade de desastres naturais. Tempestades, chuvas incessantes e até o próprio excesso de umidade podem interferir no andamento de uma construção civil.
Tempestades, enchentes e ventanias podem abalar a estrutura da construção e gerar riscos aos operários. Já o excesso de umidade do ar exige que seja utilizada uma quantidade maior de material para produzir concreto, devido ao tempo de secagem, que passa a ser mais lento. As secas excessivas também acarretam problemas, uma vez que aumentam as chances de surgir rachaduras, diminuindo a estabilidade da construção. Todos esses fatores levam à mesma consequência: o atraso na entrega de obras.
O papel do seguro garantia
A contratação do seguro garantia proporciona segurança financeira ao tomador, pois o pagamento das multas contratuais, se necessárias, passam a ser de responsabilidade da seguradora. Nos contextos em que houver algum atraso, decorrente ou não da instabilidade climática, o tomador encontra-se resguardado.
Além disso, o seguro traz tranquilidade também ao segurado que, nessa situação, é quem contratou a construção civil. Este será indenizado caso alguma cláusula do contrato não seja cumprida – inclusos os prazos estabelecidos.
O seguro garantia fornece ainda outras coberturas. Priscila Andreis Pinto, especialista da Genebra Seguros, afirma que alguns exemplos de situações adversas cobertas pelo seguro são “atrasos e erros na execução da obra e do projeto, bem como manutenção ou correção após a execução, falência ou insolvência da empresa tomadora, multas contratuais, entre outros.”
Quanto ao papel do seguro garantia no contrato de obras, a especialista afirma que tanto em uma obra pública como em uma privada ele “é fundamental para o fiel cumprimento das obrigações contratadas, como por exemplo o cumprimento dos prazos, das etapas e demais especificações. O seguro garantia oferece proteção e segurança financeira às obras e projetos de construção com uma contratação fácil e ágil de forma digital.”
Sendo assim, compreende-se que este se trata de um produto necessário, especialmente em meio a uma crise climática. A imprevisibilidade do clima aumenta o risco de atraso na entrega da obra e o seguro garantia proporciona tranquilidade para ambas as partes.
Como contratar o seguro garantia
Para fazer uma cotação gratuita basta contatar uma seguradora. Solicitam-se alguns documentos para a feitura da análise de riscos e, em seguida, é oferecida uma cobertura baseada no perfil e nas necessidades do solicitante.
Website: https://www.genebraseguros.com.br/