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domingo, 23 de junho de 2024

Avaliação: uma ferramenta para a qualidade da prática docente visando a melhoria no processo educacional

O presente artigo aborda de uma maneira rápida a minha trajetória profissional na Educação pública e o trabalho desenvolvido durante esses anos com base na avaliação diagnóstica no processo educacional, no qual serviu de base para o meu projeto de pesquisa da minha tese apresentado a  conceituada Universidad Nacional de Rosário- AR Título: Los impactos de los resultados de la evaluación PISA para el ingreso em la Enseñanza Superior. Esse trabalho tem por objetivo abordar a questão da avaliação no processo educacional, dando uma maior ênfase na avaliação diagnóstica. Visando a formação e construção da aprendizagem do educando, para qualificação e emancipação do aluno como um todo. Também foi feita uma análise da importância da avaliação diagnóstica, que visa informar ao professor sobre o nível de conhecimento do educando e encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem e direcionar os alunos que estão precisando de ajuda. A avaliação deve primar pela participação de todos os elementos envolvidos na prática educativa, objetivando revelar os processos de aprendizagem dos alunos e apontando o seu desenvolvimento futuro. A avaliação diagnóstica tem servido para uma educação mais democrática, apontando passo a passo todo o processo de aprendizagem, os avanços de cada aluno, os aspectos e objetivos a serem superados. A avaliação diagnóstica tem em vista a transformação, definindo a entrega total, afastando-se da avaliação excludente, avaliar um aluno com dificuldades é criar a base do modo de como incluí-lo dentro do círculo da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação diagnóstica, aprendizagem, prática educativa, processo educacional

Autora:

Adriana Lin Gonçalves, doutoranda em Educação (UNR)

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