17.7 C
São Paulo
quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Coach, amor e poder: teoria e prática

Abraham Lincoln dizia: Quer conhecer o caráter de uma pessoa, dê-lhe poder! Com essa citação, o Coach encerrou a palestra ovacionado por mais de 400 pessoas que pagaram R$ 800,00 para ouvi-lo. Carolino, 34 anos, curso de Turismo incompleto, Astrólogo amador, é influenciador, autor de livros de autoajuda e coach requisitado para palestras, eventos e entrevistas. É um aforista, pessoa que usa e abusa de adágios, provérbios e frases de efeito. Tem centenas na memória do computador. Com mais de dois milhões de seguidores, fatura alto e é muito conceituado.

Afonsa Gabriela Cascais de Arruda Melão, a Gabi, 33 anos, graduada em Pintura Medieval, é fã de carteirinha, presença constante nas palestras e seguidora nas redes. A nova Vice Presidente Executiva Adjunta de Recursos Humanos da Melão & Cia, empresa da família, quer implantar o Método Carolino de autoconhecimento e desenvolvimento humano para diretores e gerentes, e assim aumentar o lucro anual. Os encontros de negociação tiveram dois resultados: acordo para aplicar o Método na Melão & Cia. e o climão entre Carolino e Haroldão, o noivo da Gabi.

Haroldo, 30 anos, é alto, bonitão, fino, sarado, mas tem Q. I. menor que o de uma ostra sem pérola. Nunca trabalhou e em seu currículo constam apenas três anos no primeiro ano de Psicologia e nove como paciente de Análise. Gabi lhe ofereceu um cargo de Aspone e o pai só concordou para ver se desencalha a filha fraca de feição.

O clima organizacional na empresa é pesado, com total falta de comprometimento. Ao final do primeiro mês de consultoria, alguém encontrou um recém nascido no almoxarifado. Seu Melão ficou preocupado, mas Carolino não demorou a provar que o bebê não foi gerado na empresa, por 3 motivos: 1) Na Melão & Cia, nunca duas pessoas se uniram para fazer coisa alguma; 2) Nunca houve um projeto que durasse 9 meses; 3) Jamais se concebeu algo com pé ou cabeça.

Carolino nomeou Haroldão seu assessor. O plano é empoderar o bofe, dar um perdido na Gabi e assumir o controle na Melão & Cia, mas as coisas se complicaram. Carolino e Haroldão passaram a circular pela fábrica, palpitar em tudo e ficaram próximos das pessoas, o que não agradou a ninguém, pois havia claro conflito de desinteresses. Gabi percebeu o que rolava, ficou esperta e começou a acompanhar as atividades da dupla.

Sem desconfiar da marcação cerrada, Haroldão, com ajuda de Carolino, infligiu as regras básicas de sobrevivência numa organização burocrática: 1) Nunca tenha uma ideia original; 2) Se por algum motivo uma ideia lhe ocorrer, não a verbalize; 3) Jamais coloque uma ideia no papel; 4) Em circunstância alguma assine qualquer coisa que tenha idiotamente decidido escrever.

Sua ideia genial foi criar um grupo de trabalho para estudar os efeitos da proliferação de fungos na virilha do Macaco Prego e suas consequências para o aquecimento global. Milhões investidos e prejuízo retumbante, assim como ocorreu com a inauguração da fábrica de adubos produzidos a partir de fraldas descartáveis geneticamente modificadas.

Carolino não se conformou. Nas palestras e nas postagens nas Redes, tudo o que dizia parecia funcionar bem, mas quando colocou seu Método em prática, o resultado foi outro. Ele tentou atribuir o fracasso ao Arcabouço Fiscal e ao fraco desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos, mas não colou. A culpa é minha e eu coloco onde quiser, berrava. 

Seu Melão não admite briga em família dentro da empresa. Prefere deixar as desavenças para a Ceia de Natal. Com o Método Carolino, a Melão & Cia. melhorou para pior e ele. Correndo o risco de encalhar de vez a filha querida, porém mais preocupado com o rombo no caixa, ele demitiu Haroldão e cancelou o contrato com Carolino. Depois que sofreu um AVC, passou a presidência da Melão & Cia para Gabi e hoje dá expediente duas vezes por semana, na cadeira de rodas. 

Gabi percebeu que nada, ou quase nada do que Carolino diz são ideias próprias. É tudo coisa de terceiros que cita sem jamais terem sido testadas no mundo real. O Coach caiu no ostracismo após uma enchente inundar seu escritório e perder as citações armazenadas no computador. Ele nunca salvou nada, pois nunca aplicou a si próprio o adágio: quem guarda, tem.

Gabi queria se sentir triste com a ruína de Carolino, mas não conseguiu. Riu muito! Perdeu o noivo, mas assumiu as rédeas da empresa e foi bem sucedida. Ficou sem Haroldão, que nada rendia, mas enricou e isso lhe rendeu muitos pretendentes. Carolino se deu bem, porém em outra carreira, onde honestidade, caráter e eficiência pouco importam. Seus seguidores o elegeram Senador e Haroldão seu suplente. Sua plataforma é implantar o Método Carolino no Congresso e com isso fazer o país progredir. Tem gente que acredita. Vida que segue.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A nova desordem mundial

Beba, durma e coma!

Velhos amigos, idosos e perigosos

O pecado da ira e os irados

Inveja pouca é bobagem

Patrocínio