17.2 C
São Paulo
quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Pais, filhos e o conflito de desinteresses

Na família Lismo, férias significa conflito. Os amigos não sabem por que Wanda e Hidea se casaram, com idade já avançada e nada em comum. Parece que falam línguas diferentes, não se entendem e jamais fizeram qualquer coisa juntos. Aos 17 anos de casados, Hidea concluiu que os 17 anos de namoro vai e vem não foram suficientes para conhecer a verdadeira Wanda. O filho adotivo quer demitir a família assim que completar 18. Só que ele não é auto sustentável. 

Hidea Lismo fazia bicos como cobaia de PPP – Prova Prática de Proctologia. O hoje economista foi reprovado em vários concursos e só se tornou Assessor no Governo graças ao amante de sua mãe. Wanda Lismo é ativista ambiental e Nihil Lismo, adotado em uma maternidade psiquiátrica, é um nem-nem: nem estuda, nem trabalha. Criado sem qualquer carinho e com muito desprezo, recebeu o mesmo nome do cachorro. É sedentário e vive no mundo dos games, à base de pizza e hambúrguer. Quando criança, brigou com todos os amigos imaginários e foi apreendido pelo Ibama quando faz permanente num gambá. Sua namorada, Anne Mia, tem magreza mórbida, é abstêmia, celíaca e vegana. A influenciadora digital tem canal no Youtube com 11 seguidores e só come comida natureba, sem açúcar, sem glúten, sem gordura e sem gosto. 

O desentrosamento é total. Hidea vive lendo o caderno de economia, sem entender; Wanda passa o dia visitando canais de ONGs e navegando por sites de reciclagem de alumínio, poluição do ar e o SOS Baleias. Voluntária para combater incêndio no Pantanal, desistiu ao saber que não havia manicure por perto; Nihil não se desgruda dos games on line e Anne Mia come no sofá, pois não se senta à mesa que tenha carne ou álcool. Certa noite, Hidea chegou em casa eufórico e anunciou que ganhou 4 diárias numa pousada do Sul. Férias em grupo no fim de junho!

  • Por que você nunca bate à porta antes de entrar?
  • Não tem porta entre a sala e a cozinha! Surpresa! Olhem só: viagem enogastronômica para todos, na Serra Gaúcha!
  • Eno o quê?
  • Enogastronômica: vinho e comidas típicas! Férias em família!
  • Destruíram a Mata Atlântica para plantar videiras e oliveiras – disse Wanda. Muito estrago para ter uvas e azeitonas. Vou fotografar, documentar e denunciar na mídia.  
  • Tem banda larga? – perguntou Nihil. Tenho um importante torneio de games no fim do mês. 
  • Ficarei no quarto fazendo lives no meu canal – falou Anne Mia. Levarei marmita vegana.

Bem, pelo menos ninguém foi contra a viagem e Wanda sabe que videira dá uvas e oliveira dá azeitonas, o que já é um grande diferencial. Mas há um claro de desinteresses. Dificilmente farão qualquer atividade conjunta e só compartilharão o ambiente nos voos de ida e volta.

A viagem foi complicada. Hidea comprou as passagens mais baratas que encontrou e, após 3 conexões e 11 horas entre voos e esperas, pousaram num aeroporto, a apenas 8 minutos da pousada, segundo o site. Só não disseram que era de helicóptero! Na Van, o percurso durou mais 95 minutos. Chegaram exaustos e de cara fechada.

  • Devia ter ficado em casa atendendo seguidores – murmurou Anne.
  • Cadê seu espírito aventureiro? – perguntou Hidea.
  • Troquei por uma semana trancada num banheiro químico.
  • Vem cá! São seus hormônios ou você é maluca mesmo?

Foi tudo um grande erro. Os jovens não deixaram o quarto e o computador, mas conversaram bastante e viram que poderiam se ajudar. Wanda saiu a pé para fotografar desmatamentos e danos ambientais, mas não conseguiu ir longe. Hidea foi sozinho no tour pelas vinícolas. Ambos voltaram tarde, tomaram banho e dormiram em camas separadas, sem o habitual bate-boca pré-sono. Nos dias seguintes, todos repetiram os roteiros.

O motivo da súbita paz foi que Wanda conheceu alguém que lhe deu carona num jipe e levou-a onde quisesse. Hidea se amarrou numa jovem viúva, também sozinha no tour das vinícolas. 

Os dias foram tranquilos e na hora da volta, Wanda avisou que passaria o restante de seus dias no Sul, com Eva Dias, dona do jipe e amor de sua vida. Hidea sentiu borboletas voando dentro do estômago, mas respirou aliviado e voltou para casa com a viúva na bagagem. Nihil Lismo deixou bilhete dizendo que é maior de idade (confundiu junho com julho) e vai viver com Anne.

A múltipla separação foi traumática para Hideo por conta das exigências de Wanda. Achou que a conhecesse. Porém, logo Wanda voltou para casa, sozinha, sem grana. Eva Dias, a dona do jipe, é madeireira clandestina, caça jacarés e tem uma amante paraguaia que rapou a conta bancária de Wanda. Ela encontrou sua casa depenada e Hidea na cama, pobre e catatônico. Pelo menos sobreviveu à viúva, acusada pela morte de dois maridos. O Canal de Anne Mia bombou e fatura alto, graças às dicas e à parceria com Nihil, que instalou os pais, pobres, doentes e lesados, no residencial para idosos mai barato que achou, e nunca os visitou.

Moral da história: Quer conhecer a namorada? Case-se; Quer conhecer a esposa? Separe; Cuide bem dos filhos, porque eles decidirão o nível do asilo em que passará a velhice. Vida que segue.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A nova desordem mundial

Beba, durma e coma!

Velhos amigos, idosos e perigosos

O pecado da ira e os irados

Inveja pouca é bobagem

Patrocínio