O mundo do entretenimento, frequentemente, oferece oportunidades únicas para as marcas se conectarem de maneira autêntica e envolvente com seu público-alvo. E está claro que o fenômeno cultural do Big Brother Brasil (BBB) tornou-se um ponto focal nesse sentido, não apenas por seu impacto cultural, mas também pela forma como as empresas têm aproveitado as ativações de marca dentro do programa.
O reality show é um grande exemplo de demonstração em como as marcas podem integrar-se organicamente ao entretenimento, criando uma experiência única para os telespectadores. Para se ter noção, segundo relatório da STILINGUE by Blip, durante o período entre 11 e 17 de janeiro, o Mercado Livre liderou as menções entre as marcas patrocinadoras do programa nas redes sociais. Reforçando que a interseção entre marca e entretenimento não apenas amplifica a visibilidade, mas também cria uma conexão emocional duradoura.
Eventos e ativações são oportunidades valiosas para as marcas se destacarem em meio à saturação de mensagens de marketing. Quando bem executadas, essas estratégias geram engajamento e fidelização. De acordo com a última pesquisa da Influency.me, o marketing de influência é uma das áreas que mais cresce no Brasil, 18% das empresas investiram mais de R$500 mil em influência e 20% investiram todos os meses nesse tipo de marketing.
É importante criar experiências autênticas que ressoem com o público. As ativações dentro de programas como o BBB oferecem um ambiente dinâmico para as marcas contarem suas histórias de maneira inovadora.
A prática do sucesso
Bianca Andrade e Yasmin Brunet, são duas sisters e exemplos de como histórias contadas dentro da casa podem influenciar em vendas fora dela.
Com estratégias internas e externas durante o período de participação no programa em 2020, e estruturação de imagem, a influenciadora digital e empresária Bianca Andrade revelou, em vídeo publicado no seu Instagram, que faturou mais de R$400 milhões com sua participação no programa.
Por sua vez, a atriz, modelo e empresária Yasmin Brunet faturou R$5 milhões deste a estreia do BBB 24 para a sua marca de produtos de beleza “Yasmin Beauty”, em apenas 10 dias de programa. A informação foi confirmada por seu sócio, Eduardo Vanzak.
De acordo com Vanzak, este era o valor estimado para o mês inteiro. Ao saber que Yasmin entraria no programa, aproveitaram a oportunidade para adiantar três lançamentos que aconteceriam durante o decorrer do ano. A estratégia agora é tornar os produtos mais acessíveis e terminar o ano com um faturamento de R$70 milhões.
É por isso que, ao alinhar a identidade da marca com o contexto do entretenimento, as empresas podem proporcionar experiências que vão além da simples exposição, gerando proximidade e preferência entre os consumidores.
Construção de valor através da integração estratégica
Os exemplos acima nos mostram porque as marcas devem buscar oportunidades que se alinhem aos valores e interesses de seu público. Trata-se de uma via de mão dupla: a marca agrega valor à experiência do público, enquanto o público contribui para a narrativa da marca.
Esse enfoque é fundamental para construir uma relação autêntica e duradoura com os consumidores.
Em um cenário onde a atenção do público é disputada intensamente, eventos e ativações surgem como ferramentas estratégicas que transcendem a publicidade tradicional.
Ao explorar sinergias entre marca e entretenimento, as empresas têm a oportunidade não apenas de serem vistas, mas de serem vivenciadas, criando laços mais profundos e duradouros com seu público.
Autor:
Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º