Em Santa Catarina, uma comunidade de mulheres tem o objetivo de resgatar o protagonismo feminino e o reconhecimento das participantes
O Brasil é considerado um país com alto índice de empreendedorismo, segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceria com o Sebrae. E nos últimos anos o protagonismo feminino aumentou e o país já possui 10,3 milhões de mulheres donas de negócios. Nesse contexto, cada vez mais as empresárias estão entendendo o valor de participar de comunidades de empreendedoras, onde networking, apoio e troca de conhecimento são fortalecidos.
Desse princípio surgiu a Les Etóiles, uma comunidade de mulheres que incentiva as participantes a atrair ainda mais reconhecimento e a fortalecer sua autoridade por meio de experiências únicas. “A gente entende que todas as mulheres têm o seu brilho, independente do seu ofício, e quando estamos unidas formamos uma constelação em que nosso brilho e nosso alcance aumentam”, explica a fundadora e curadora da Les Etóiles, Vanessa Rouvier, sobre o conceito por trás do nome da comunidade, que vem do francês “As Estrelas”. A Les Etóiles tem menos de um ano (foi fundada em julho de 2023) e soma 15 participantes, além de mulheres que participam de eventos promovidos pela comunidade. O mais recente, por exemplo, atraiu 60 empresárias de diferentes áreas profissionais.
“Cada mulher que participa da nossa comunidade tem um sonho, comanda empresas ou participa de grandes movimentos. Em comum, elas compartilham experiências, oportunidades e desafios. Com apoio uma da outra, conseguem lidar com seus objetivos com muito mais segurança para levar seus negócios para um patamar mais elevado”, conta a empresária e participante Alexandra Zunino.
As lideranças da Les Etóiles são cases de sucesso e trazem consigo histórias inspiradoras, como a de Solange Borguesan. Solange é filha de pais agricultores e se mudou para Florianópolis para estudar e construir na capital catarinense sua jornada protagonista. Ela é contadora, empreendedora e, atualmente, vice-presidente da Acif (Associação Empresarial de Florianópolis). “Eu adoro pessoas. Foi no associativismo que me encontrei e vivo hoje – na prática – a força que o coletivo tem” – conta Solange.
Outra história de impacto é da empresária Ana Paula Calaes, partner da Escola Técnica Geração. Aos 21 anos, ainda como estagiária, Ana Paula decidiu que teria sua própria escola. Desde então vem impactando milhares de alunos na capital catarinense, oferecendo ensino técnico e facilitando a entrada de muitas pessoas no mercado de trabalho. “Ter alcançado na vida pessoal e profissional o que almejava e lutei para conquistar só me faz ter mais responsabilidade e desejo de ir além” – afirma Ana Paula.
Desafios e oportunidades
Empreender no Brasil é uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Fazer gestão de tempo, gestão financeira, encontrar bons profissionais para a equipe, saber liderar, pagar impostos. A lista de atividades é grande e quem empreende sabe que em muitos momentos esse é um caminho solitário, especialmente para mulheres. Por isso, fazer parte de comunidades é uma ótima estratégia para ter mais sucesso e ir mais longe nos negócios. “Quando uma mulher protagonista de sucesso escolhe participar de uma comunidade que tem como propósito impulsionar o protagonismo feminino local, regional e global, então é porque ela sonha ir muito além do sucesso de seus próprios negócios” – explica a curadora de Les Etóiles, Vanessa Rouvier.
Especialistas explicam que o empreendedorismo é o conjunto de hábitos e comportamentos que até há pouco se imaginava que era algo que nascia com a pessoa. Mas, hoje sabemos que as características de empreendedor podem ser adquiridas através de estudos e treinamento adequado. Fazer parte de uma comunidade e aprender com quem já trilhou esse caminho é uma ótima forma de acelerar os resultados e ter mais chances de sucessos nos negócios.
“Cada mulher que participa de nossa comunidade deseja ampliar o impacto de sua influência e impulsionar seu protagonismo. Se você é empreendedora e esse também é o seu propósito, tenho um convite a lhe fazer: venha fazer parte da Les Étoiles Community” – diz Vanessa.
Sobre a Les Etóiles
Les Etóiles é uma comunidade que soma, atualmente, 15 mulheres empresárias e incentiva as participantes a atrair ainda mais reconhecimento e a fortalecer sua autoridade à frente de seus negócios e objetivos. Do francês “As estrelas”, a iniciativa tem o luxo como propósito para oferecer experiências únicas às participantes. Conheça Les Etóiles pelo perfil no Instagram @lesetoilescommunity e saiba como participar.
As fotos são de divulgação Les Etóiles
Fotos das integrantes da comunidade e da sócia Vanessa Rouvier, empresária e palestrante referência em empreendedorismo feminino, desenvolvimento de marcas DNVB de Luxo. É sócia proprietária da marca Le Scarpin.
Autora:
Nathalie Páiva