A Sessão Azul, da rede Cinemark, é adaptada para quem tem autismo, síndrome de Down, entre outros distúrbios sensoriais.
O projeto Sessão Azul, da rede Cinemark, tem como missão promover a inclusão para todas as pessoas e a oportunidade de conferir confortavelmente inúmeras produções cinematográficas. Neste tipo de exibição, o ambiente é adaptado para ser sensorialmente amigável, tornando a exibição dos filmes compatível às necessidades específicas de pessoas com distúrbios sensoriais, como autismo, síndrome de Down, entre outros.
No dia 23 de janeiro, será exibida uma Sessão Azul (dublada) do filme Patos, às 15h10, na sala 5, no Raposo Shopping. O público poderá conferir uma família de patos que convence seu pai superprotetor a tirar as férias de sua vida enquanto tentam migrar da Nova Inglaterra, a partir da cidade de Nova York e, finalmente, até as Bahamas. O filme é produzido pelo fundador da Illumination, Chris Meledandri, e dirigido pelo indicado ao Oscar® Benjamin Renner, Ernest et Célestine, com roteiro original de Mike White, School of Rock, White Lotus. A produção tem classificação indicativa livre.
Durante a sessão o som será ajustado para um nível mais baixo, evitando ruídos excessivamente altos que podem causar desconforto ou ansiedade; as luzes da sala de cinema serão mantidas parcialmente acesas, criando uma atmosfera mais suave e confortável; os espectadores terão a liberdade de se mover pela sala de cinema durante a exibição do filme e, a sessão começa diretamente com o filme principal, eliminando trailers e propagandas. O público contará com profissionais treinados para receber e lidar com as necessidades específicas dos participantes da Sessão Azul, garantindo um ambiente confortável, acolhedor e inclusivo.
Para proporcionar maior comodidade ao público, o Raposo Shopping também oferece estacionamento gratuito de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h até às 14h30 com consumação mínima de R$ 35 nas lojas de alimentação.
Sessão Azul
O projeto Sessão Azul, criado pelas psicólogas Carolina Salviano de Figueiredo, Bruna Manta e pelo gerente de projetos Leonardo Bittencourt Cardoso, nasceu em 2015 com o propósito de ambientar crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias em sessões de cinema adaptadas para elas. A proposta é que essa atividade seja uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento.
O Sessão Azul é uma iniciativa gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Quando há a opção de mais de um filme com temática infantil em versão dublada, a CapaciTEAutismo faz uma enquete no site, com ao menos duas opções, para que o público escolha qual filme será exibido.
Serviço: Patos
Onde: Piso Cinema do Raposo Shopping (Rod Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP
Quando: 23 de janeiro, às 15h10, sala 5.
Horário da bilheteria: diariamente das 12h30 às 22h
Capacidade: 1.330 lugares, incluindo lugares para cadeirantes e obesos (100% da capacidade, conforme protocolo de segurança do Plano São Paulo).
Mais informações pelo site www.rapososhopping.com.br ou pelo telefone/ WhatsApp (11) 3732-5002.
Autora:
Keyla Assunção