20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Explorando dinâmicas pedagógicas literárias

1.     Eixo de Leitura: Explorando Diversidade Textual

Atividade: Propor aos alunos a leitura de diferentes gêneros textuais, como notícias, poemas, e histórias curtas. Em seguida, promover uma discussão em grupo sobre as características de cada gênero, destacando elementos estruturais e linguísticos.

Essa abordagem possibilita a compreensão da diversidade textual, desenvolvendo a habilidade de identificar e interpretar diferentes formas de expressão na língua portuguesa.

2.     Eixo de Produção de Textos: Narrativa Colaborativa

Atividade: Iniciar uma narrativa coletiva em sala de aula, onde cada aluno contribui com uma parte da história. Isso estimula a criatividade, a cooperação e a expressão individual.

Ao final, os alunos terão construído coletivamente uma narrativa, aplicando conceitos de coesão e coerência, e desenvolvendo a capacidade de produção textual de forma colaborativa.

3.     Eixo de Oralidade: Podcast Literário

Atividade: Propor a criação de um podcast literário, onde os alunos escolhem um texto de sua preferência, leem em voz alta e compartilham suas interpretações.

Além de desenvolver a expressão oral, essa atividade promove a apreciação literária e a capacidade de argumentação, conforme preconizado pela BNCC.

4.     Eixo de Análise Linguística: Investigação Gramatical na Prática

Atividade: Propor desafios linguísticos contextualizados, como identificar e explicar o uso de diferentes recursos gramaticais em textos reais. Por exemplo, analisar o emprego de figuras de linguagem em anúncios publicitários.

Essa abordagem torna a análise linguística mais significativa, conectando- a ao uso prático da língua.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Autor:

Rodrigo Barbosa de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio