19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CONHEÇA-TE POR TI MESMO: Os lados patológico e saudável da dor e os fundamentos para o melhor tratamento

Dedicatória: sobre “Uma Noite de Natal”.

Daniel da Silva Pereira, cujo pseudônimo literário é Danny Silper, é meu pai, a quem dedico a presente obra. No Natal de 2023, recebi, dele, uma mensagem, dizendo: 

_ “Julinho, que esse ano seja maravilhoso em tudo e nas suas realizações. Te amo filho.

Comecei a escrever o conto ‘UMA NOITE DE NATAL’ por volta de 1974, pra você, que já gostava de super-heróis como Thor, Hércules e outros. Você manuseava sempre um livro de Monteiro Lobato, nas páginas onde havia o conto ‘Os doze trabalhos de Hércules’ e assistia, na TV, quase diariamente, desenhos do Thor. Mas entre uma frase e outra parei de escrever, porque você se interessou por desenhos e pinturas. Então, comecei a comprar materiais de desenho pra você. Nunca mais escrevi e esqueci de tudo, mas você não… Nossa vida mudou, tivemos tropeços e quedas, separações, desencontros e outros. Quase trinta anos depois a gente conversava na casa do seu irmão Fernando, sobre artes, e você disse: ‘- pai, termina aquele conto do Thor com sandálias de couro, que o senhor havia iniciado pra mim.’. Você disse que já fazia muitos anos e que só tinha fragmentos do que havia escrito. Voltei no tempo e recomecei a escrever… Finalmente ficou pronto. É seu é pra você ler. Eu sei que você não perdeu a essência daquela criança que você era, porque, a criança que existia em nós, na verdade nunca saiu da gente.

Te amo filho.

Sim… Dedico ao senhor, meu pai…, não só por ter iniciado, para mim, o referido conto, por volta de 1974, quando eu tinha uns dois ou três aninhos…, e por tê-lo concluído agora, nos últimos dias do ano 2023. Dedico também por todas as vezes que me 

acalentou, fazendo-me sorrir após eu ter chorado, gerando em mim a sensação de estar seguro, de ser amado… O senhor, com este conto _um dos mais belos que escreveu_ se tornou co-autor do presente livro. Um livro que se refere à dor, em suas variadas manifestações, orientando sobre os lados patológico e saudável, mostrando caminhos para diminuir, de modo acentuado, e mesmo gerar, em seu lugar, a mais intensa alegria, felicidade… Seu conto foi, não conscientemente, redigido no final do livro, para reforçar, no leitor, na leitora, a vontade de viver, de ter prazer em viver, pois a vida merece ser, gostosamente vivida, mesmo com todo amargo que nela há, e até mesmo a partir de todo amargo… Seu conto, escrito para mim, entrego, agora, a toda pessoa que, por algum motivo, está sentindo uma dor e que, por essa dor, em alguma medida que beira a impossibilidade de continuar vivendo, sofre… “Uma Noite de Natal” se fará eteno _ou mesmo eterna_ na alma de quem ler!

Agradeço, meu pai…, por tudo! Com todas as suas qualidades e defeitos, és o meu “Thor”!

De seu filho, “Julinho”,

Em Janeiro de 2024.

O livro pode ser adquirido, em formato físico (impresso) em https://loja.uiclap.com/titulo/ua47970/ O título é: “CONHEÇA-TE POR TI MESMO: Os lados patológico e saudável da dor e os fundamentos para o melhor tratamento.

Autor:

César Tólmi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio