14.1 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Os fundamentos e os elementos básicos dos estudos linguísticos

Em primeiro lugar, o tema relaciona-se com a base dos estudos linguístico, pontua-se os conceitos do campo da linguística, suas principais teorias, e a análise da relação entre língua e sociedade. O ensaio possui a estrutura de uma introdução, desenvolvimento dividido em tópicos, uma conclusão e bibliografia.

1- Principais conceitos do campo da linguística

  • Linguagem é o complexo mediante do qual o ser humano comunica sua sensação e opinião utilizando uma instância específica de um sistema de comunicação complexo.
  • Língua é um sistema de representação composto por signos e organizações constituídos em orações que os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade linguística utilizam como comunicação e expressão, oral ou escrita.
  • Linguística é a ciência que estuda os fatos da linguagem baseado em compreender a evolução da língua e desdobramento de diferentes idiomas.
  • Gramática estabelece padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua, a fim de preservá-la.

1.1 Abordagens dos estudos linguísticos

  • Historicismo iniciou-se em 1922, através do ponto de vista expresso por Otto Jespersen em seu livro havia a seguinte frase: “A característica da ciência da linguagem, tal como conhecida hoje em dia, é o seu caráter histórico”. Assim, Jespersen adota a posição de que as línguas, ao decorrer do tempo, estiveram sujeitas à mudanças devido a fatores internos e externos.
    • Estruturalismo é uma teoria linguística que busca compreender a língua como um conjunto estruturado em que as relações definem os termos.
    • Funcionalismo é uma corrente linguística que possui o propósito de estudar a associação existente entre a estrutura gramatical de variadas línguas e as circunstâncias comunicativas em que elas ocorrem.
    • Gerativismo justifica que a linguagem é uma capacidade inata do ser humano, ou seja, uma habilidade biológica.
    • Sociolinguística é a disciplina da linguística que investiga a relação entre a língua e a sociedade.

Entende-se, portanto, a importância dos estudos linguísticos para a preservação da língua em sociedade, frente a isso, a gramática regula as leis naturais da linguagem e analisa suas estruturas. Vale salientar o grau de complexidade da língua como um obstáculo para a realização do seu ensino, contudo, uma vez que o indivíduo possui experiência oral e estímulos a leitura, pode-se aprender sua estrutura. Ademais, a docência em língua portuguesa é responsável por instruir o educando a realizar o uso adequado da língua portuguesa, colabora para a abertura de diversas possibilidades, e buscar a autonomia do estudante para melhorar suas relações sociais.

Bibliografia

LYONS, John. Linguagem e Linguística: uma introdução. Porto Alegre: Zahar, 1982.

MARTELOTTA, Mário Eduardo et al. Manual de Linguística. Brasil: Editora Contexto, 2008.

Autor:

Rodrigo Barbosa de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio