9.2 C
São Paulo
segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Campanhas de mídia paga: como gerar os resultados desejados

A competição por espaço online está cada dia mais acirrada e com uma concorrência cada vez maior. 

Por esse motivo, dentre as inúmeras estratégias de marketing disponíveis, o investimento em mídia paga tornou-se indispensável para o impulsionamento e destaque de marcas, já que contorna o alcance limitado das postagens orgânicas, que demandam mais tempo para obter resultados. 

Com a ajuda da mídia paga é possível conquistar as primeiras posições nos mecanismos de busca, bem como boas inserções de anúncios em redes sociais e aplicativos móveis, fortalecendo a presença no mercado e aumentando as chances de conquistar a audiência.

Segundo dados da Nielsen, os investimentos em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões apenas no primeiro semestre de 2023.

Objetivos

A finalidade de uma campanha de mídia paga é atingir o seu público-alvo e alcançar objetivos específicos, que podem ser gerar tráfego, aumentar o reconhecimento da marca ou ainda impulsionar as vendas.

Ações de performance são altamente segmentadas e permitem às empresas escolherem diversos tipos de peças possíveis de serem criadas, que incluem desde links patrocinados e banners até anúncios em redes sociais. No entanto, é preciso ter em mente três pontos básicos: contar com personas bem definidas para entender as dores daquele público e mostrar as soluções ideais para eles, dispor de uma diversidade de canais para sua mensagem chegar aonde sua audiência estiver e reunir resultados mensuráveis para obter insights valiosos.

A Vianews, agência de comunicação integrada para a América Latina, reuniu algumas etapas para auxiliar as empresas a desenharem suas campanhas de performance de forma prática e efetiva. Confira a seguir:

Planejamento de campanhas 

O primeiro passo para construir estratégias de mídia paga é definir os objetivos da campanha, entre os quais aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, atrair tráfego para o site ou ainda aumentar as vendas. Quanto mais específicos os objetivos, melhor para definir ações e alcançar resultados. Por exemplo: gerar leads qualificados no setor de energia na região sudeste do Brasil.

Este também é o momento para definição de outros parâmetros muito importantes, como identificar o público-alvo e segmentação, escolher as plataformas e canais adequados, estabelecer o orçamento e definir os KPI’s (métricas de desempenho).

Metas claras ajudarão a orientar suas estratégias de campanha e guiar sua equipe na criação e monitoramento das ações.

Escolha da plataforma de mídia paga

Há diversas plataformas de mídia paga disponíveis, como a do Google, da Meta (que inclui redes como Facebook e Instagram), do LinkedIn, do Pinterest e do TikTok. É importante analisar as características de cada uma e entender em quais delas os públicos que você quer atingir estão.

Afinal, escolher as plataformas que são mais relevantes para a sua audiência colabora para que você siga no caminho certo para atingir os objetivos de campanha.

Criação de anúncios eficazes

Este é o momento de definir a mensagem de acordo com o posicionamento da campanha que foi definido na etapa de planejamento.

Escrever anúncios pode parecer bastante trabalhoso, pois algumas plataformas restringem o limite de caracteres. Por isso, o ideal é optar pelo uso de mensagens curtas, diretas e que mostrem uma proposta de valor.

Anúncios visualmente atraentes são essenciais para comunicar claramente sua mensagem. É recomendado o uso de imagens ou vídeos com elementos persuasivos, para chamar a atenção do público.

Outra dica é testar com frequência maneiras de abordagem e de escrita para otimizar as peças de mídia paga. Portanto, a sugestão aqui é fazer testes para avaliar quais formatos são mais interessantes para a audiência.

Segmentação e direcionamento da audiência

Saber quem são seus clientes, onde eles estão e o que eles desejam é primordial nesta etapa do processo.

Uma boa campanha de mídia paga passa por um planejamento de comunicação prévio, organizado e estruturado. Mapear seus públicos utilizando dados demográficos, geográficos e comportamentais são importantes para segmentar a audiência.

Dessa forma, será possível criar anúncios dirigidos para cada tipo de público e permitir à sua empresa nutrir e gerar leads qualificados. Lembre-se: a personalização é a chave para que cada segmento da sua audiência seja atraído pela sua mensagem.

O uso de remarketing, ou seja, impactar mais de uma vez seus leads para incentivá-los a tomar uma ação, é outro recurso valioso para alcançar usuários interessados.

Gerenciamento e monitoramento das campanhas

Campanhas de performance não são atividades fixas, isto é, o trabalho não acaba quando os anúncios são publicados. É preciso monitorar e fazer a gestão do desempenho das ações.

Afinal, é preciso ter certeza de que o investimento realizado está com a performance adequada e alinhada aos seus objetivos.

Para isso, é necessário acompanhar os resultados apresentados pelas métricas-chave de desempenho. Cada uma apresenta uma leitura e interpretação diferente, mas todas são capazes de orientar as decisões enquanto uma campanha está no ar.‍

Há diversas opções disponíveis e a escolha de cada uma delas vai depender do que você deseja atingir com suas campanhas de mídia. Algumas delas são CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques), CPC (Cost Per Click ou Custo por Clique), taxa de conversões e CPA (Cost Per Acquisition ou Custo por Aquisição).

Ao escolher os KPI’s mais adequados para seus objetivos, sua equipe poderá realizar ajustes e otimizações durante a campanha. A sugestão é utilizar ferramentas de análise e relatórios para obter insights, como o Google Analytics.

Análise de resultados

Esta é a hora de avaliar o desempenho por meio dos mesmos KPI’s utilizados no monitoramento das suas campanhas de mídia, mas de forma consolidada.

É também o momento de identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento, de avaliar o que deu certo e o que deu errado nas ações e aprender com os insights fornecidos pelas métricas para tomar decisões mais assertivas sobre investimentos futuros.

Campanhas de mídia paga parecem difíceis de fazer aos olhos de quem está começando, além do grande número de elementos que precisam estar no radar de quem as organiza e do tempo necessário para se familiarizar com as métricas e os significados que elas estão mostrando em cada caso.

Mas, seguindo as estratégias passo a passo e contando com o apoio de uma agência com expertise no assunto, é possível realizar campanhas de performance que realmente convertem e que geram resultados em curto espaço de tempo.

Sobre a Vianews

A Vianews é uma agência de comunicação integrada que desenvolve soluções criativas e inovadoras em Relações Públicas e Marketing Digital. Com mais de 37 anos de atuação em toda América Latina, a agência transforma marcas e pessoas por meio de ações estratégicas, com foco em grandes resultados aos seus clientes.

Eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021, a Vianews possui quatro troféus do Prêmio Lusófonos de Criatividade (2021), dois troféus no Prêmio Jatobá (2018 e 2021) e três troféus no Sabre Awards LATAM (2020 e 2021). Além disso, também conta com dois Certificados de Excelência por cases inscritos no Sabre Awards LATAM 2019 e oito Certificados de Excelência por cases inscritos no Prêmio Jatobá de 2019, 2020 e 2021.

Para saber mais, acesse https://vianews.com.br/ ou siga nosso perfil oficial no LinkedIN e Instagram.

Autor:

Pedro Cadina, fundador e CEO da Vianews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio