19.5 C
São Paulo
terça-feira, 19 de novembro de 2024

Dani Stolai conversa sobre como viver sem culpa, com Camila Sponton  

A especialista em Neurociência e Psicologia Positiva mostra como viver sem culpas e medos, melhorando a autoestima

A especialista em Neurociência e Psicologia Positiva, Camila Sponton, é a entrevistada da apresentadora Dani Stolai, no programa All Inclusive, pela TV Mais ABC, com uma variedade de temas em sua programação, com transmissão, também, pelo Youtube.

Durante o bate-papo, Camila explica como as pessoas, especialmente as mulheres, já que são mais exigidas, podem viver sem culpa sobre algumas ações e sem medo de julgamentos, podendo ter melhor qualidade de vida e uma autoestima mais fortalecida.

“É uma necessidade humana pertencer, agradar e ser validado. E, isso, muitas vezes, atrapalha o nosso dia a dia, pois, geralmente, aquilo que você vai fazer de diferente, ou até renunciar algumas coisas para agradar as outras pessoas, trará algum tipo de ruído ou alguma contestação e contrariedade. A dificuldade em dizer não vem, justamente, porque as pessoas querem ser aceitas e têm medo de julgamentos”, diz Camila.

Camila menciona, ainda, que é preciso manter o seu posicionamento, mesmo em questões cotidianas, para ter uma vida mais equilibrada. “Quando você sai do senso comum ou faz algo que realmente vai ser importante para você, e não agradará para outra pessoa, você será questionado. Mas, mesmo diante de um embate, você precisa conseguir manter a sua

opinião. Por exemplo, não aceitar um convite para algum lugar que você vai ter um deslocamento muito grande, porque você tem filhos e precisa buscá-lo. Quando nota, já causou um estardalhaço enorme na sua vida, por não conseguir dizer não pensando que o outro ficará chateado”. 

Em outro momento, questionada por Dani Stolai, se a melhor saída, diante de atritos, é as pessoas se expressarem no momento que foram feridas, mostrando que houve mágoas, ou ofensas, Camila esclarece que é preciso, em algum momento, resolver a situação.

“Depende de muitos fatores. A ciência humana não é exata, mas se você tem um senso de justiça muito aflorado, talvez, aquilo que a pessoa te causou demandaria um nível de esforço para você. Mas, como você está na muita flor da pele, tem hormônios e neurotransmissores, você está num momento de luta ou fuga, por isso irá buscar o senso de justiça. Por isso, não acredito que, em todos os casos, seja produtivo você chegar e falar o que pensa e sente, muito menos, jogar para debaixo do tapete. Contudo, dependendo da situação, espere um dia, um mês, uma semana, mas não guarde aquilo para sempre e busque uma alternativa de você tratar com quem te feriu”, finaliza Camila Sponton.

Assista a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=S48xKHmLHDY 

Camila Sponton

Com mais de 20 anos de experiência estudando o comportamento humano, Camila dedicou sua carreira a inspirar e orientar outras pessoas. Ela já tocou mais de 10 mil vidas com suas palestras e mentorias, aplicando sua paixão pelo comportamento humano. Atualmente, ela é uma voz respeitada no campo da Programação Neurolinguística (PNL), Neurociências e Psicologia Positiva. 

Acompanhe o trabalho de Camila em seu Instagram @camilasponton.

Autor:

Rafael Gmeiner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio