19.9 C
São Paulo
quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Galeria Marilia Razuk leva a artista visual Liuba Wolf para a feira de arte italiana Artissima, em Torino

Em celebração ao seu centenário, a galeria apresenta um projeto inédito,
com trabalhos das décadas de 1960 e 1970

A Galeria Marilia Razuk tem o prazer em anunciar a participação na feira de arte Artissima, em Torino, Itália, com um projeto solo da artista Liuba Wolf (1923-2005), no setor “Back To The Future”, curado pelo italiano Francesco Manacorda e alemã Defne Ayas.

Sua poética singular explora obras que trabalham entre o abstracionismo e o figurativismo imaginário, ora lembram animais alados, ora o corpo em movimento.

Nascida em Sófia, na Bulgária, em 1923, Liuba tem interesse pela arte desde sua infância e recebe uma educação erudita em literatura e música. No início da década de 1940, após a ocupação soviética em seu país, muda-se com a família para Genebra, na Suíça, onde conhece a escultora Germaine Richier, que lhe ensina a técnica tradicional de escultura em bronze, a partir daí, Liuba descobre através da escultura, seu principal fazer artístico. A artista monta um ateliê em Paris e, anos mais tarde, em São Paulo, no Brasil, local escolhido pela família para o exílio. Em 1958, se casa com Ernesto Wolf, e passa a assinar como Liuba Wolf. Nos anos seguintes, a artista divide seu tempo entre os ateliês de São Paulo e Paris e, em 1989 estabelece um novo ateliê na Suíça. Em 2005, Liuba falece em São Paulo.

As obras de Liuba integram importantes coleções públicas internacionais como a do Fond National d’Art Contemporain de Paris, do Museu de Saint-Paul de Vence na França, do Kunsthalle de Nuremberg na Alemanha, do Hakone Open Air Museum no Japão e do Musée de La Sculpture en Plein Air de La Ville de Paris; e integram também importantes coleções públicas brasileiras como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Coleção da Bienal de São Paulo e do Museu do Artista Brasileiro, em Brasília, DF.

Chilena na Europa
Seba Calfuqueo, artista chilena de origem Mapuche, também fará parte da programação da Feira Artissima, com participação na exposição “The human condition”, curada por Jacopo Crivelli Visconti, na Gallerie d`Italia de Torino. A mostra conta com vídeos de artistas representados pelas galerias participantes da feira, e acontecerá entre os dias 02 e 05 de novembro de 2023.

A artista apresentará o vídeo TRAY TRAY KO, realizado em 2022. A obra registra sua performance em trayenko (cachoeira) na visão de mundo Mapuche, como espaço vital e sagrado. A obra propõe refletir sobre o corpo dentro da imensidão da natureza.

TRAY TRAY KO também está em exibição na Galeria Marilia Razuk, em São Paulo, na individual da artista Seba Calfuqueo “A Voz Do Rio” que fica em cartaz até 16 de dezembro.

SERVIÇO:

Galeria Marilia Razuk na feira Artissima
solo project LIUBA
Stand BTTF 3 – Setor “Back To The Future”
Curado por Francesco Manacorda e Defne Ayas
feira: 03 a 05 de novembro de 2023
local: Via Giacomo Matte Trucco, 70 – Torino, Italia 10126

Coletiva “The human condition”
Com vídeos de Seba Calfuqueo, entre outros
Curada por Jacopo Crivelli Visconti
Gallerie d`Italia de Torino
exposição: 02 e 05 de novembro de 2023
local: Piazza San Carlo, 156  – Torino, Italia 10121
Terça à domingo, 9h30 – 19h30

Seba Calfuqueo – A VOZ DO RIO
Texto crítico de Jacopo Crivelli Visconti
exposição: 21 de outubro a 16 de dezembro de 2023
local: Galeria Marilia Razuk – Sala 2
Rua Jerônimo da Veiga, 62 – Itaim Bibi, São Paulo
Segunda à sexta / 10h30 – 19h, Sábado / 11h-16h

Entrada Gratuita
https://www.galeriamariliarazuk.com.br
www.instagram.com/galeriamariliarazuk/

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio