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quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Varejo em alta: veja como ser mais assertivo no seu negócio

Sendo uma das principais atividades para impulsionar a economia do país, o varejo teve aumento pelo quarto mês consecutivo em julho, dando início ao terceiro trimestre em patamar recorde, o que é bastante positivo para uma aceleração econômica em momentos tão delicados. Apesar da pandemia da COVID-19 ainda ser um problema vigente no mundo inteiro, a alta do setor se deve muito aos hábitos de consumo da população que, ao longo do tempo, foram se moldando a um ritmo mais tecnológico e inovador. 

A automatização de negócios se tornou muito mais tangível com o boom tecnológico e lojistas se aproveitam disso para vender ainda mais. É evidente que esse período inovador chegou para impactar na captação de novos leads, economizar recursos, tempo, garantir mais eficiência na logística, no processo de análise de dados para montar um novo negócio, além de mais assertividade quando falamos de pesquisas de mercado altamente robustas. 

Um negócio orientado através dos dados, torna a tomada de decisão mais eficaz e é fundamental na hora de expandir os horizontes, independente do porte ou setor. 

FAÇA ANÁLISES PRECISAS 

Aprofundar mais ainda os dados que serão gerados e coletados por parte da empresa traz inúmeros benefícios para o seu negócio, o que estimula sua credibilidade. Desde o marketing, passando pela área de expansão e até a área comercial, há um mundo de possibilidades. 

A partir de análises socioeconômicas e mercadológicas é interessante estudar oferta e demanda para definir seu produto corretamente e tudo o que o abrange, como preço, público-alvo, além de estudo da concorrência no local, qual tipo de produto gera mais consumo e de que forma a demanda está orientada.  

Direcionar suas campanhas B2C para onde existe a maior consumação de produtos é mais seguro e eficaz. Mas para realizá-las, é essencial voltar alguns passos e traçar perfeitamente seu público-alvo, em primeiro lugar, focando logo após no local de consumo dessa parcela e garantindo que sua análise trará bons frutos. Através da visualização em mapas de calor, por exemplo, os recortes populacionais vão mirar bem no alvo da sua pesquisa.  

O mercado inteligente também tem participação de empresas do ramo B2B. Para elas, a geração de novos prospects também B2B e a concentração de empresas de forma geolocalizada têm alta relevância. Assim, poderá realizar campanhas publicitárias mais focadas localmente e ter maior sucesso, economizando tempo e expandindo o resultado. Outro ponto forte sobre o marketing B2B nesse campo, ao analisar o consumo, valor e quantidade de venda de cada produto, torna-se mais fácil entender o direcionamento das campanhas de marketing, ações e até oferta e precificação de produtos. 

POR QUE É MAIS FÁCIL EXPANDIR COM UMA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO? 

Realocar esforços internos, estruturar nova área ou até contratar novos profissionais e consultorias dedicadas à pesquisa abrangente de mercado vai tomar muito tempo, energia e custar caro. Todos esses fatores são reduzidos a partir do momento em que há o cruzamento automatizado de dados socioeconômicos, de mercado e empresas com as informações do negócio. Uma vez que tenha a análise mercadológica, a informação será mais objetiva e irá nortear a escolha de forma bem mais assertiva. 

Além de aperfeiçoar o relacionamento com o seu cliente, a análise da concorrência para monitorar precificação e entender o potencial do mercado regional escolhido é fundamental. Juntamente com uma gestão territorial, onde é possível gerenciar, analisar e monitorar a performance de suas unidades, sendo próprias ou franqueadas e polos geradores de tráfego.  

O Economapas tem tudo isso à disposição, com inteligência de mercado que irá impactar no aumento de novos leads, em campanhas de marketing geolocalizadas e mais assertivas, em maior gestão de território, equipe, performance, análise de concorrentes e gerar credibilidade. Também é possível traçar o dimensionamento real do empreendimento, ter mais segurança para dialogar com seu público-alvo (seja ele empresa ou pessoa física) e uma melhor definição de oferta, produto e preço, conforme a região e o cliente. O que garante uma economia de recursos e um maior poder de decisão sobre seu negócio. 

Para mais informações sobre uma ferramenta de inteligência de mercado que ajude o seu negócio a alavancar, acesse www.economapas.com.br

Autor:

Davi Freitag

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