Projeto surgiu em 2018 com a ideia de suprir lacunas no setor cultural
A exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” abre a partir de 28 de outubro de 2021 (quinta-feira), às 16h, no espaço expositivo da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, região central de São Paulo. O evento inédito é presencial e online, tem curadoria de Laerte Ramos e realização do Adelina Instituto. A versão presencial tem visitação gratuita até o dia 19 de novembro de 2021.
A mostra conta com aproximadamente 300 artistas e 700 obras que traduzem a essência do artista em uma escala de pequeno formato, com peças medindo até 5×5 ou até 5 x 5 x5 cm.
O projeto segue somando artistas por onde passa e, em sua plataforma no Instagram [@acervorotativo], apresenta com transparência seu acervo público-independente em construção, e a possibilidade de conexão aos artistas via depoimentos em vídeo na plataforma do IGTV e seus perfis em redes sociais para contatos e pesquisas. O acervo tem obras de artistas do Brasil, assim como do Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Uruguai e Argentina – possibilitando em breve parcerias com instituições culturais também no exterior.
Programação paralela
O Adelina Instituto também oferecerá programação paralela durante a exposição, que compreenderá programas públicos, debates abertos e atividades com escolas e o público em geral.
Sobre o Ar: Acervo Rotativo
A missão do projeto é a formação de um acervo público-independente com obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Os artistas são instigados a sintetizar sua poética de trabalho nas dimensões 5x5cm ou até 5x5x5cm.
Todas as obras em exibição física ou na plataforma on-line (@acervorotativo) são doadas pelos próprios artistas ao “Ar: Acervo rotativo” e serão expostas em museus, centros de cultura e instituições culturais.
O pequeno formato pode ou não ser interpretado como um desafio dentro da poética e pesquisa do artista, mas trará consigo a preciosidade do gesto e sua essência. O “Ar – Acervo rotativo” visa criar este acervo através da participação dos artistas, para atuar como um agente em diversas regiões possibilitando um recorte significativo da produção nacional e internacional.
Sobre o Adelina Instituto
O Adelina Instituto, fundado em 2017, desenvolve projetos de pesquisa, produção e compartilhamento de conhecimento em arte contemporânea, com o compromisso de fomentar a arte, a cultura e a educação e promover intercâmbios culturais entre artistas e curadores, ampliando horizontes, perspectivas e reflexões por meio de nossas ações e programações. São promovidos encontros, oficinas, publicações, cursos interdisciplinares, exposições, prêmios e ações educativas. Todas as faixas etárias são atendidas pelos projetos e intercâmbios que atendem a artistas, curadores, professores, estudantes e profissionais liberais. A instituição oferece bolsas e orientações artísticas.
SERVIÇO RÁPIDO
Exposição “Ar: Acervo Rotativo
curadoria: Laerte Ramos
artistas: cerca de 300
abertura:28/10/2021, a partir das 16h
visitação:29/10-19/11/2021 (presencial)
segunda à sexta-feira, 10h às 21h
sábados, 11h às 18h
visitas mediadas:
terça, 10h às 19h
quarta, quinta e sexta, 12h às 21h
sábados, 11h às 18h
local:Oficina Cultural Oswald de Andrade
rua três rios, 363 – bom retiro
são paulo – sp – 01123-001
tel: (11) 3222.2662
site:https://oficinasculturais.org.br/espacos-2/oswald-de-andrade/?valor: gratuito
Visitas Educativas
Além de mediações ao público espontâneo, a Adelina Instituto oferece visitas mediadas às suas exposições para grupos mediante agendamento. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas para grupos de até 20 pessoas, com duração média de 1h.
Agendamento de grupos
Para agendar uma visita em grupo, basta enviar um e-mail para oi@adelina.org.br com data e horário da visita, número de pessoas e nome do responsável pelo grupo. A visitação em grupos é gratuita, mediante agendamento, no horário de visita da exposição.
?programação paralela acompanhe pelas redes socias e pelo site https://adelina.org.br/
redes sociais
IG @acervorotativo
IG @adelinainstituto
FB /adelinainstituto
youtube adelinainstituto
créditosDivulgação
legendas fotos
Amália Barro
Jan MoNalu Rosa
Pedro Pessoa
Rafael Campos Rocha
Tiago Judas
Autor:
Erico Marmiroli