Evento, que será realizado na Sala de Projeção do Instituto de Arte e Comunicação Social, no campus do Gragoatá, terá exibição de um dos episódios de “Depois do Vendaval” e roda de conversa com os professores Aloysio Castelo e Paulo Passarinho, ex-lideranças estudantis, ao lado do diretor do documentário, Jose Carlos Asbeg.
Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, às 14h, alunos da disciplina Práticas de Extensão IV, do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizam um cine-debate sobre o segundo episódio do documentário “Depois do Vendaval” (2021). O evento, que integra a Semana Acadêmica da universidade, vai acontecer na Sala de Projeção do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS/UFF), no campus do Gragoatá, em Niterói (RJ).
O objetivo da disciplina é trabalhar com a preservação da memória do golpe militar de 1964, que completará 60 anos em 2024. A obra escolhida para a atividade, com direção de Luiz Arnaldo Campos, José Carlos Asbeg e Sérgio Péo, compreende o final dos anos 1970, quando a luta contra o regime militar é reforçada por greves operárias, pela restruturação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela campanha em prol da “Anistia Ampla, Geral e Irrestrita”. O episódio a ser exibido, “Coração de Estudante”, retrata a reconstrução da UNE e a luta do movimento estudantil contra a ditadura.
Além da exibição, haverá uma roda de conversa com a presença de ex-líderes estudantis Aloysio Castelo e Paulo Passarinho, além do diretor do documentário, José Carlos Asberg.
Mais informações:
Local: Sala de Projeção do IACS/UFF, no campus do Gragoatá
Dia: 18/10, das 14h às 16h
Márcio Castilho – mcastilho@id.uff.br
Autora:
Francielly Barbosa